Prefeito Bruno Marianeli abre seminário que marca 17 anos da Lei Maria da Penha em Linhares

Evento aconteceu na tarde desta terça-feira (8) no auditório do Sicoob no bairro Conceição



O prefeito Bruno Marianelli abriu o Seminário que marcou os 17 anos da Lei Maria da Penha em Linhares na tarde desta terça-feira. Diversas autoridades estiveram no auditório do Sicoob do bairro Conceição para debater os avanços da lei, desde a sua criação até os dias atuais e falar de sua aplicação no município. O prefeito destacou a robusta rede que a prefeitura tem para acolher mulheres vítimas de violência.

“A proteção da mulher exige um olhar diferenciado em função da complexidade, já que a maioria dos crimes acontece no ambiente intrafamiliar. Com o olhar sempre atento, tomamos uma série de medidas, como a criação do Programa Mulher de Fases, que acolhe e promove o fortalecimento das mulheres em suas comunidades visando a superação de vulnerabilidades e violações de direitos, o Maria da Penha Vai à Luta em parceria com a Polícia Civil, o Encoraja Elas em parceria com o Sistema S, o curso de empilhadeira em parceria com a Brinox, e mais recentemente, o Espaço de Permanência Provisória, que acolhe mulheres em situação de violência até que os encaminhamentos necessários sejam finalizados.

O prefeito ainda agradeceu a equipe da secretaria municipal de Assistência Social no cumprimento do compromisso da gestão com a proteção da vida das mulheres. “Nestes 17 anos da Lei Maria Penha sabemos que o trabalho de enfrentamento da violência contra mulheres está ligada à questão de educação, prevenção e punição dos agressores. São ações integradas e de parceria que podem mudar a realidade atual, e estão mudando. Hoje, aproveito para encorajar as mulheres a denunciar, a buscar ajuda e a exercerem seus direitos que estamos preparados para dar as mãos nesse momento tão difícil”.

Delegada Silvana Paulo Soeiro (foto: Kevyn Fracalossi)



Quem também discursou no evento, foi a delegada Silvana Paula Soeiro, que é responsável pela DEAM, Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Linhares. Ela falou da importância do evento. “Esse evento fortalece ainda mais a equipe da rede de apoio às mulheres vítimas de violência para que a cada dia possamos recebê-las da melhor forma. Quero aproveitar esse espaço e dizer para a mulher que é vítima de violência e não tem coragem, que denuncie seu agressor. Temos uma equipe preparada para te receber, não só na delegacia, mas em toda a rede de apoio como os órgãos da prefeitura e a promotoria que estão unidos e preparados para apoiá-la nesse momento tão difícil”, concluiu.

Já o promotor Itamar de Ávila Ramos, da quarta Promotoria de Justiça Criminal de Linhares, falou da importância da lei. “É inegável a importância desse dispositivo dentro do cenário brasileiro e da necessidade de combate a todo tipo de violência relacionado ao gênero. Parabenizo os organizadores por esse evento e destaco que apesar de parecer um assunto corriqueiro, é sempre importante debater e buscar o aperfeiçoamento e a manutenção da lei. O prefeito tem sido sempre solícito para que possamos trabalhar juntos com a delegacia no combate a violência contra a mulher”, finalizou. 

Veja alguns registros: