Casa Rosa realiza mais de 5.500 atendimentos voltados à saúde da mulher no primeiro semestre deste ano

A Casa Rosa, do Núcleo de Atenção e Promoção da Saúde (Naps), da Secretaria de Saúde, realizou de janeiro a junho deste ano 5.670 atendimentos. Referência quando o assunto é a Saúde da Mulher, a Casa Rosa oferece diversos programas que atuam no tratamento do câncer de mama e colo de útero, atendimento de pré-natal de alto risco, planejamento familiar e aleitamento materno.

O espaço abriga consultórios para atendimentos com ginecologista, obstetra, pediatra e mastologista, consultório de enfermagem, além de atendimentos clínicos, psicossociais e acompanhamento nutricional.

A secretária de Saúde, Sonia Dalmolin, ressaltou a importância da Casa. “É uma referência quando o assunto é a saúde feminina. O objetivo é promover a saúde da mulher de forma integral, por meio de atendimento especializado e de qualidade, com acesso a vários exames e acompanhamento médico adequado”, pontua a secretária.

Números

De janeiro a julho deste ano foram realizadas 1.480 consultas de pré-natal de alto risco, 1.550 consulta com ginecologista geral e consulta para cirurgia ginecológica e 564 colposcopia (para detecção de câncer de colo de útero), 407 consultas com urologista, 444 com mastologista, 328 com pediatra, 384 consultas com psicólogo, 516 com nutricionista.

Por meio do planejamento familiar também foram feitas 130 vasectomias, 55laqueaduras e a implantação de 73 dispositivos intrauterinos (DIU).

Casa Rosa

O atendimento na Casa Rosa é realizado por meio de encaminhamento das Unidades de Saúde do município, quando existe a necessidade de atendimento especializado. A casa fica localizada na Rua Nicola Biancardi, 310, no bairro Shell, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.