Manipuladoras de alimentos da rede municipal participam de capacitação durante férias escolares

As manipuladoras de alimentos das escolas da Prefeitura de Linhares, mais conhecidas por merendeiras, estão participando durante essa semana de férias escolares de uma capacitação voltada à alimentação servida aos estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e escolas do campo. Os encontros contam com aulas teóricas e práticas, divididas em dois momentos, e seguem até a próxima sexta-feira (21/7).

Servidora pública há 11 anos, Cleidismar Nicomedes Dias, manipuladora de alimentos na Emef Maria Souza Matias, no bairro Movelar, participou da formação voltada aos estudantes do Ensino Fundamental.

“As formações são maravilhosas, porque sempre tem algo novo na prática e na teoria, além de ser uma oportunidade para esclarecer dúvidas. As palestras foram muito instrutivas e reforçam maneiras para melhorar o nosso serviço, como o manuseio da carne, por exemplo, que vai agregar e muito no meu trabalho”, comentou.

As capacitações estão sendo ministradas pelas nutricionistas do Departamento de Alimentação Escolar, da Secretaria Municipal de Educação, Lorena Santos Teixeira e Paula Moreira. Dentre os assuntos abordados estão: boas práticas na manipulação dos alimentos; contaminação dos alimentos (alimento seguro, perigos nos alimentos); Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA’s); higiene pessoal e do ambiente; manuseio do lixo; manipulação dos alimentos; formação de hábitos alimentares na infância; preferências alimentares; seletividade alimentar; adaptações nos cardápios para estudantes diagnosticados com necessidades alimentares especiais; dicas para motivar a alimentação saudável na criança; e técnicas de preparo dos alimentos.

A nutricionista Paula Moreira informou que a capacitação reforça a valorização das manipuladoras de alimentos, a influência desses profissionais na vida dos estudantes, os cuidados com a criança, que refletirá na vida adulta, porque uma criança bem alimentada e nutrida tem o pleno desenvolvimento.

“Além ressaltarmos o valor que as manipuladoras de alimentos tem na rede, a afetividade, o carinho e a conexão que geram com as crianças, destacamos a responsabilidade que cada uma tem com a manipulação dos alimentos desde o momento em que eles chegam à escola, passando pelo preparo e o servir ao aluno. Preparar as refeições requer cuidado, pois existem várias doenças que os alimentos podem causar e, se não forem bem preparados inclusive, a depender do tamanho e estado nutricional da criança, em casos de diarreia e/ou vômito pode evoluir a óbito”, comentou a nutricionista.

A secretária de Educação de Linhares, Maria da Penha Valani Giuriato, pontuou que é preciso garantir que os alunos recebam uma alimentação adequada, saudável e com todos os nutrientes. “A merenda escolar precisa ser preparada com o máximo de cuidado. Uma boa alimentação impacta diretamente no desenvolvimento dos estudantes e, consequentemente, no desempenho escolar”, reforçou a secretária.