Equipe de Educação Especial participa de cursos de formação sobre educação inclusiva

A equipe do setor de Educação Especial participou da formação “Educação Especial na perspectiva da inclusão na escola comum”, oferecida pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O objetivo foi analisar as implicações da Política Nacional de Educação Especial em uma perspectiva inclusiva de 2008 (PNEEPEI/2008), juntamente com outros municípios do Estado do Espírito Santo, nos seus 14 anos de constituição, bem como analisar em profundidade o período 2021/2023.

“Para compor os momentos de formação e reflexão foram convidados profissionais da educação que atuam diretamente com os estudantes, tanto no contexto escolar como nas secretarias de Educação. Os eixos de reflexão perpassam sobre os temas formação docente; público-alvo da modalidade de ensino; atendimento educacional especializado; redes de apoio à escolarização dos alunos; apropriação do conhecimento dos currículos escolares; e financiamento da Educação Especial e o fluxo de matrícula de alunos público-alvo da Educação Especial”, explicou a coordenadora do setor de Educação Especial, Geovanete L. de Freitas Belo.

Outro curso que a equipe está participando é o de Práticas Inclusivas, Escolarização e Direito à Aprendizagem do Desenho Universal (PCDInclui), ofertado pela Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH), em parceria com a Ufes como apoio institucional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Campi Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina e Venda Nova do Imigrante, e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF), sob a coordenação do Prof. Dr. Douglas Christian Ferrari de Melo, do Prof. Dr. Décio Nascimento Guimarães e da Prof.ª Dr.ª Flávia Faissal de Souza.

Geovanete informou que dentre as temáticas abordadas durante o curso estão: Pessoas com deficiência na educação: direito à aprendizagem e participação; Trabalho docente em perspectiva inclusiva; Educação especial e gestão participativa; Práticas inclusivas e direitos humanos; Acessibilidade e desenho universal no contexto escolar; Educação especial com democracia e participação; Tecnologia assistiva e desenho universal para a aprendizagem; Educação e emancipação social; Audiodescrição Produção de recursos pedagógicos em 3D Práticas inclusivas e anticapacitismo; Trabalho colaborativo.