Secretaria de Educação de Linhares oferta mais de 28 cursos de formação continuada em 2023

A Secretaria Municipal de Educação de Linhares já ofertou neste ano 28 cursos de formação atendendo mais de 2,7 mil servidores que atuam nas escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental da Prefeitura de Linhares. Deste total, 21 formações estão em andamento e outras 7, iniciadas no início do ano, já foram concluídas.

“As formações têm como objetivo favorecer a reflexão, o estudo, a pesquisa e a troca de saberes, para que os profissionais da educação dominem sua prática, produzam novos conhecimentos e, assim, proporcionem espaço, tempo e relações de qualidade com a comunidade escolar da qual pertencem”, disse a secretária de Educação, Maria da Penha Valani Giuriato.

Os cursos que estão em andamento são: Formação “Alfabetizar Pra Valer” para professores, diretores e pedagogos dos anos iniciais do Ensino Fundamental; Formação continuada para professores do Projeto de Leitura -1º ao 5º ano; Formação Continuada – encontro de área para professores de anos iniciais e finais; Intérprete de Libras na Educação Básica; Agrinho 2023 – “Criando conexões, fortalecendo o agro”; a Educação Infantil e o Novo Currículo 2023; e Língua Portuguesa para professores de 4° e 5° ano; Formação de monitores da Educação Infantil; Formação de monitores da Educação Especial.

Também estão em andamento: alfabetização para professores de 1° ao 3° ano; Matemática e Língua Portuguesa para professores de 4° e 5° anos; Matemática para professores de 1° ao 3° Ano; Alfabetização para pedagogos; Gestão democrática e participativa; Capacitação Saeb 2023; Capacitação para manipuladores de alimentos; Libras nível III; capacitação para manipuladores de alimentos; Formação continuada de pedagogos séries finais; Projeto de reforço para professores dos 1° aos 3°anos e para assistentes de alfabetização dos 1° e 2° anos.

Mirian Pinel Berbert da Silva, professora do 5º ano da Emef Presidente Castelo Branco, está participando da formação “Alfabetizar Pra Valer” e já tem colhido frutos dos encontros.

“A formação tem nos ajudado muito, principalmente com o letramento, pois muitas crianças têm chegado à escola com dificuldades na leitura e escrita. As ações propostas pelos formadores e a troca de experiências entre professores, principalmente com o compartilhamento das atividades realizadas nas escolas e que foram exitosas, têm servido de inspiração e temos adaptado essas ideias à realidade da nossa escola”, comentou a professora que leciona há 20 anos, sendo 14 deles na rede municipal.

Entre os cursos já finalizados estão: Linguagem tecnológica; Curso de Libras: nível 1, nível 2 e nível I, II e III – 2023; Práticas didáticas do PNLD 2023 para pedagogos do Ensino Fundamental; Treinamento Sisp: módulo zeladoria; Treinamento Sisp: módulo acadêmico – AEE.

“A formação continuada para os profissionais da educação é fundamental para que as escolas contemporâneas consigam levar uma educação de qualidade e alinhada ao aluno do século 21”, disse a coordenadora do Centro de Formação, Alcenira Nogueira.