Escola do bairro Jardim Laguna desenvolve projeto para trabalhar emoções e sentimentos

Para oportunizar aos estudantes momentos de conhecimento para aprender a lidar com emoções e sentimentos como alegria, amor, tristeza, medo, surpresa e raiva, o Ceim Branca de Neve, no bairro Jardim Laguna, desenvolveu o projeto “Espelho, espelho meu…Como estou me sentindo?. O projeto envolveu todas as turmas e foi ministrado pelas professoras de Múltiplas Experiências Lourdes Márcia Malta, Silvana Maria Mulinari, Janaina Paiva Carrareto e Solange Oliari.

As professoras pontuaram que também se fez necessário trabalhar valores essenciais para convivência em sociedade a exemplo da tolerância, respeito, empatia, solidariedade, amizade e justiça.

“Nós, professores de turmas diversas, buscamos promover habilidades socioemocionais que ajudem na construção de novos hábitos, novas formas de pensar, na melhoria do convívio social, na capacidade de trabalho em equipe e na aptidão para relacionamentos interpessoais”, comentaram os professores.

Para trabalhar o tema amizade, os professores utilizaram histórias infantis como: “Que saudade do seu abraço” e “Douglas quer um abraço”; a temática obediência, com “Chapeuzinho Vermelho”; as emoções como “Florisbela” e “O monstro das cores”; o amor, com “Qual a cor do amor?”; a cooperação, com”O grande rabanete” e “A Galinha Ruiva”; a dedicação: “Os três porquinhos”; a importância de falar a verdade, com “Pinóquio”; e a amizade e cooperação, com “Voa pipa, voa”.

A diretora Andreia Aparecida Carinss informou que durante o desenvolvimento do projeto foi oportunizada às crianças a produção de mimos para serem levados para casa, como dedoches, palitoches e fantoches, máscaras, receitas.

“A proposta da confecção dos materiais foi incentivar o reconto das histórias no ambiente familiar, reforçando assim os valores e emoções trabalhados em cada aula. A culminância foi com o recolhimento de doações de roupas, sapatos e brinquedos para o Instituto Tia Síria”, comentou a diretora.