Escola do bairro Araçá utiliza música com instrumento de ensino e aprendizagem

No Ceim Santa Rita de Cássia, no bairro Araçá, o projeto “Cantando, brincando e aprendendo” trouxe a música como instrumento de ensino e aprendizagem, explorando sons feitos pelo corpo humano como assobiar, barulhos feitos com a boca, bater palmas e os pés. As professoras de diversas turmas de Múltiplas Experiências, Dimara Luzia Fornaciari Laurencini, Marcineia Martinelli Bassetti, Priscilla de Jesus Faust, Margarete Rangel Rizzo, Mariana Venturini Cipriano, Rosiane Leite Lopes Caliman e Marcieli Maria Sardi, do turno matutino foram as responsáveis pelo projeto.

As professoras explicaram que utilizaram nesse projeto diálogos informais e educativos, brincadeiras lúdicas, vídeos, desenhos, coletas de dados, confecções de materiais educativos, buscando aplicar cada metodologia conforme as especificidades de cada turma, contribuindo para a aprendizagem da criança.


“A cada semana era apresentada uma cantiga para o estudante e logo essa era enriquecida com gestos, danças e brincadeiras, promovendo a socialização entre as turmas das mesmas idades no pátio. Também confeccionamos cartazes com as letras das músicas e realizamos diversas técnicas de artes como pintura com materiais diversos, recorte, colagem, rasgadura, carimbo das mãos e pés, dentre outros”, explicaram.

A diretora do Ceim, Silmara Zamprogno, informou que a culminância foi realizada com a participação dos pais que foram até a escola para apreciar os trabalhos expostos, produzidos pelas turmas de 1 a 5 anos.

“Ao longo do projeto as professoras desenvolveram diferentes habilidades como o raciocínio, a criatividade, promovendo a autodisciplina, despertando a consciência rítmica e estética, além de desenvolver a linguagem oral, a afetividade, a percepção corporal enfatizando a socialização e ainda, o conhecimento dos instrumentos musicais e os diferentes sons que eles produzem, ampliando a percepção auditiva por meio de sons distintos”, relatou a diretora.