Abertas as inscrições para a formação de diretores da rede municipal de Linhares

Estão abertas até às 18 horas do dia 10 de julho as inscrições para a formação continuada “Uma gestão democrática e participativa”, no endereço eletrônico http://linhares.sisp.com.br/login. O público-alvo são os professores, pedagogos e diretores que estão lotados na rede municipal de Linhares.

“Partindo do pressuposto de que um dos pré-requisitos para admissão de diretores é a disposição de uma formação específica em gestão, torna-se oportuno ofertar este curso. Vale destacar que a formativa é um convite a esses profissionais que ainda não dispõem do ordenamento supracitado. A dinâmica de conteúdos contará com práticas e teorias essenciais à prática gestora educacional, desde a normativa, organização, administração e redação de oficial”, informou a secretária de Educação, Maria da Penha Valani Giuriato.

Os conteúdos a serem ministrados serão: papel social da escola; análise de contexto: conhecer para intervir e transformar; planejamento e organização escolar; acompanhamento e monitoramento do ensino e da aprendizagem; gestão de resultados educacionais; exercício de liderança nas práticas de gestão escolar; gestão de aprovação, reprovação, frequência e evasão; gestão democrática e participativa; clima organizacional; gestão da vida funcional; gestão do espaço físico e do patrimônio; gestão administrativa; e redação de documentos oficiais.

“O curso contará com articulações práticas e contemporâneas, visando dimensionar as ações gestoras e auxiliá-los na formação que contempla os desafios do diretor do século XXI. Durante a formativa haverá participações especiais que somarão às didáticas propostas com experiências de percurso”, comentou a coordenadora do Centro de Formação, Alcenira Nogueira.

A formação acontecerá na modalidade híbrida, conforme controle e organização do formador. Nos encontros remotos, serão enviados os links pelo portal Sisp 60 minutos antes do encontro e na modalidade presencial, o local será informado pelo formador. A primeira turma está prevista para iniciar no dia 15 de julho.