Projeto de escola do Santa Cruz destaca representatividade da mulher negra na sociedade

A Emef Zeferino Batista Fiorot, no bairro Santa Cruz, deu início ao projeto “Mulheres negras que marcaram a história (releitura fotográfica)”, com uma roda de conversa com a turma dos 7º anos do matutino. Participaram do bate-papo a ex-miss Linhares e empresária, Joyce Loyola, a MBA em liderança e Coaching, Marlene de Moura, a empreendedora Cultural, Nágila Alves, e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em Sooretama, Oiolanda Costa, convidadas pela escola.

O projeto é desenvolvido pela professora de Língua Portuguesa, Ana Paula Teodoro Almeida Ricardo. “A proposta é, por meio de releituras fotográficas, pesquisas e rodas de conversa, com participação de mulheres negras representativas, os estudantes conhecerem a história de personalidades importantíssimas que são desconhecidas por causa do ‘apagamento histórico’ sofrido pela comunidade negra”, comentou a professora.

Dentre as atividades planejadas ao decorrer do projeto estão: seleção das personalidades negras e organização das etapas de trabalho; tarefas integradas entre disciplinas de História, Geografia e Língua Portuguesa; trabalhos de pesquisa, escrita e escolha de fotos para reprodução; grupo de estudos e pesquisa, com mulheres negras empoderadas; oficinas de fotografia, com revelação das imagens e emolduramento. O encerramento do projeto será com uma exposição fotográfica.