Escola do BNH desenvolve projeto sobre cuidados com a pessoa idosa

Os alunos dos 5º anos do matutino, da Emef Jerônimo Monteiro, no bairro Novo Horizonte, assistiram a uma palestra com a enfermeira Mariana Mota Tessarolo que abordou sobre a importância do idoso na sociedade. A ação faz parte do projeto institucional “Cuidando de quem já cuidou”.

A enfermeira abordou sobre as doenças que acometem o idoso, cuidados e atitudes de boa convivência, o envelhecimento populacional, a importância de respeitar as placas de identificação, as alterações fisiológicas no idoso, dentre outros assuntos relacionados ao tema, destacando que hoje as pessoas estão vivendo mais.

O diretor Jean Carlos Tessarolo Fracalossi explicou que diante das habilidades estudadas no componente curricular da disciplina de História do 1º ao 5º ano, surgiu a necessidade de ampliar os conhecimentos dos temas família, cidadania, igualdade e respeito ao idoso. E, em parceria com o fisioterapeuta Victor Perini Monti e a enfermeira Mariana Mota Tessarolo, a escola está desenvolvendo o projeto.

“Um dos objetivos do projeto com os idosos é ter um vínculo afetivo com eles, sensibilizar os nossos alunos para que tenham comprometimento com eles e, também, despertar a vontade de ser voluntário. O projeto conta com a participação dos turnos da escola, e vamos organizar com os alunos uma campanha para arrecadação de alimentos e de produtos de higiene pessoal para doarmos no Lar dos Idosos, do bairro Interlagos”, disse o diretor escolar.

A professora Andréia Bissoli explicou que durante a realização do projeto, os alunos visitarão a Casa de Repouso Aconchego para conhecer o dia a dia dos idosos que moram lá, desenvolvendo atividades lúdicas e a escrita de cartas para os idosos.

“Esperamos com este projeto que os alunos possam entender, compreender e valorizar o idoso como pessoa tão importante quanto a criança e o adolescente, e exercitar esta valorização na prática, tanto com os seus idosos de sua família, quanto aos inseridos na sociedade, além de estabelecer um vínculo afetivo e socioemocional com eles”, comentou a professora.

Na semana passada, os alunos também assistiram a uma palestra com o fisioterapeuta Victor Perini Monti, da clínica EIT, que é parceira do projeto institucional da escola, assim como a Casa de Repouso Aconchego.