Alunos de escola do Nova Esperança se preparam para lançar livreto com poemas de Cordel

Os estudantes do 5º ano D da Emef Adelson Del Santo, no bairro Nova Esperança, se preparam para lançar um livreto com poemas de Cordel, um clássico da literatura brasileira, produzidos por eles. Agora, os estudantes estão na fase da xilogravura dos cordéis, que corresponde a ilustração dos poemas. A atividade faz parte do Projeto Gênero Textual Literatura de Cordel, conduzido pela professora Jackeline Santana, e visa despertar o gosto pela escrita e leitura. O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, esteve na escola e os alunos recitam algumas de suas poesias.

Todos os alunos produziram um Cordel e, antes da produção, a professora contextualizou o projeto dentro dos conteúdos interdisciplinares envolvendo Geografia, História, Português e Matemática.

Em Geografia, Jackeline trabalhou a compreensão do espaço geográfico da região nordeste, por meio de metodologias ativas, a produção de flipbook (livreto com imagens sequenciais que mudam gradualmente de uma página para outra) da região nordeste, e a compreensão de diversidade de fauna e flora em comparação a outras regiões.

Em História, aprendem onde surgiu o Cordel, porque assim é chamado, como era produzido e vendido. Em Matemática foram produzidos jogos envolvendo as quatro operações e gráficos, dentre outros. Em Português, dando sequência ao tema Cordel, a professora trabalhou o gênero textual adivinha do Cordel, tiveram contato com livreto de Cordel, ouviram cordelistas e, por fim, produziram seus próprios cordéis.

“O próximo passo será a organização dos textos, a correção, a diagramação e a publicação dos cordéis dos alunos. O 5° D é uma turma em nível de trabalho para apropriação da fluência na leitura. Sendo assim, a ideia foi expor ao máximo os alunos às informações sobre a região nordeste e, aproveitando as festividades juninas que acontecem com força nessa parte do país, e percebendo o interesse das crianças, sugeri trabalhar o Cordel. O encanto foi tamanho que o projeto tem feito um grande sucesso”, comentou a professora.

A Literatura de Cordel é um gênero literário popular, escrito frequentemente de forma rimada, originada de relatos orais e depois impressos em folhetos.