Com chegada do frio, Prefeitura de Linhares intensifica acolhimento às pessoas em situação de rua

Na última ação realizada este mês, mais de 25 moradores em situação de rua foram abordados ou acolhidos pelas equipes da secretaria de Assistência Social


Com a chegada da primeira onda mais intensa de frio em 2023, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Assistência Social, reforça os serviços de abordagem social e de acolhimento de pessoas em situação de rua. Nos acolhimentos, as pessoas em situação de rua podem dormir protegidas, além de receber alimentação e ter acesso ao local para higiene, que é a Casa de Acolhida Peregrino São Francisco de Assis”, localizada na região do Olaria. A ação conta com o apoio da Guarda Civil Municipal.

Na última ação realizada este mês, mais de 25 moradores em situação de rua foram abordados pelas equipes e dois aceitaram ir para a Casa de Acolhida. “Nosso objetivo é oferecer serviços e fazer com que as pessoas aceitem acolhimento antes das madrugadas, quando as temperaturas são mais baixas e o risco de hipotermia é maior”, explica a secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovanelli Amorim.

Quando decidem ir para a Casa de Acolhida, eles recebem todos os cuidados necessários, além de quatro refeições diárias que incluem café da manhã, almoço, café da tarde e jantar. Quando o cidadão não é de Linhares e decide voltar para sua cidade natal, recebe todo o suporte da secretaria de Assistência Social para o retorno.

À noite, as equipes de abordagem social fazem busca ativa de pessoas nas ruas e também atendem às solicitações que chegam à sede da secretaria de Assistência Social por meio do telefone: (27) 3372-2099. Durante o dia, nos bairros e no interior, a abordagem a pessoas em situação de rua é feita pelos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS).

Pessoas em situação de rua com problemas de saúde tem atendimento especial. Além de serem monitoradas constantemente pelas equipes, que já conhecem cada caso, elas são encaminhadas para as unidades de saúde do município.

Números


De acordo com dados da secretaria de Assistência Social, mais de 1,2 mil pessoas passaram pela Casa de Acolhida no ano de 2022. Até o mês de maio deste ano, foram registrados 672 acolhimentos.

Somente neste ano, a Prefeitura já atendeu a 307 requisições de retorno de moradores em situação de rua para as suas cidades de origem. No ano passado foram 771 atendimentos.


Ajuda por Telefone

A secretaria de Assistência Social pede a ajuda da população para proteger as pessoas em situação de rua. A orientação é para que entrem em contato com o telefone (27) 3372-2099, sempre que avistarem alguém nessa condição.



Como Posso Ajudar?

Por meio de uma campanha que acontece durante o ano inteiro, a secretaria municipal de Assistência Social também trabalha com doações de cobertores por parte de munícipes e empresas interessadas em ajudar.

As pessoas ou empresas que desejam realizar doações devem entrar em contato com a administração através do e-mail: semas@linhares.es.gov.br ou pelo telefone (27) 3372-2099 que as equipes buscam as doações.