Trotes atrapalham o atendimento de quem precisa dos serviços da Central de Ambulâncias da Prefeitura

A Central de Ambulâncias do Município, órgão vinculado à secretaria de Saúde, chama a atenção para os casos de trotes. Isso porque, todos os dias o setor recebe, em média, entre oito e 10 ligações desnecessárias que atrasam o atendimento e prejudicam quem realmente precisa de ajuda.

“Ainda acontece com muita frequência, por se tratar de números muito divulgados para população, as pessoas usam para prática inadequada do trote”, explica o Coordenador de Transporte da Secretaria de Saúde, Roberto Igor Aranda Spagno.

Ainda segundo Igor, a maioria dos trotes são passados por crianças e adolescentes. “Gostaria de pedir aos pais e responsáveis que conscientizem seus filhos sobre os serviços de urgência e emergência e como o trote pode prejudicar quem precisa de ajuda, conscientizar sobre o bom uso dos serviços públicos” destaca Igor.

Funcionamento

O atendimento na Central de Ambulâncias funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. Os veículos são utilizados para transferência de pacientes entre as Unidades Básicas de Saúde, para realização de exames e consultas dentro e fora do Município, hemodiálise, tratamentos oncológicos e atendimento nos distritos do interior do Município.

Também faz o atendimento de urgência e emergência de pacientes acamados que precisam de atendimento médico, pessoas passando mal e acidentes sem maiores gravidade.

Crime

Vale ressaltar que o trote é crime previsto no Código Penal Brasileiro e prevê detenção de um a seis meses para quem o pratica. No caso de menores os pais ou responsáveis assumem a culpa.