Alunos e professores do Caic realizam plantio de árvores em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Ação em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente ensina a importância da preservação e reflorestamento para os estudantes

Em antecipação às comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, que será celebrado na próxima segunda-feira, 5 de junho, alunos e professores da EMEF Prefeito Samuel Batista Cruz (Caic) realizaram um plantio de árvores. A iniciativa da escola, coordenada em conjunto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), busca conscientizar os estudantes sobre a importância da preservação ambiental e do reflorestamento.

A ação contou com a participação de duas turmas de alunos do 6º ano, uma no período matutino e uma no período vespertino. Acompanhado dos seus professores, eles se empenharam em plantar dez mudas de aroeiras e dois de ipê rosa.

Além do plantio, a iniciativa proporcionou aos estudantes a oportunidade de aprender sobre a importância da preservação ambiental e da necessidade de reflorestar áreas degradadas. Por meio de discussões os alunos puderam entender como o desmatamento e a falta de áreas verdes impactam diretamente no equilíbrio do ecossistema e na qualidade de vida das comunidades. A diretora de educação ambiental da secretaria de Meio Ambiente, Aline Fernandes, lembrou que ações pequenas, podem fazer a diferença. “É importante mostrar para os alunos que no dia a dia a gente pode ter, sim, ações sustentáveis e pode colaborar com a preservação do meio ambiente. Eles podem fazer isso reduzindo o consumo da água, evitar de deixar a torneira aberta ao escovar os dentes, quando for usar o bebedouro, verificar se fechou o registro direitinho… Saiu da sala de aula? Apaga a luz. A gente acha que sustentabilidade são coisas enormes, e não. São coisas do dia a dia.”, afirmou a diretora.

A Programação
A comemoração oficial do Dia Mundial do Meio continua na próxima semana. Na segunda-feira, (05), uma exposição, com itens retirados de dentro da Lagoa do Interlagos, será realizada na esquina do Mercado Municipal, no Centro de Linhares. O objetivo é chamar a atenção de quem passa para importância da realização do descarte correto do lixo. Às 19h, acontece a palestra Ecossistemas Aquáticos Ameaçados: A Relação entre Lixo e Vida Marinha no Espírito Santo”, ministrada pelo professor da UFES, Fabian Sá. As vagas são limitadas e é necessário realizar inscrição através do link https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=G1eTeCxs70y02n1LJmoGJlcK_YJUkTtAkgwbFQmSJ2dUQVVLRzRCREpTNDZMTlpUMzBDV0NPQzlJTC4u&origin=QRCode .