Prefeitura divulga o cronograma de coleta de entulho para o mês de junho

A coleta de entulho é um serviço indispensável para manter a cidade limpa e segura. A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, oferece esse serviço aos moradores, visando evitar a acumulação inadequada de resíduos e prevenir problemas de saúde pública. O cronograma de recolhimento que será executado no mês de junho foi divulgado nesta quinta-feira (25).

A coleta de entulho é um serviço indispensável para manter a cidade limpa e segura. A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, oferece esse serviço aos moradores, visando evitar a acumulação inadequada de resíduos e prevenir problemas de saúde pública.

O descarte irregular de entulho pode causar diversos transtornos, como o entupimento de bueiros e canais, a propagação de insetos e animais perigosos, além de representar um risco para pedestres e motoristas. Por isso, é crucial que os cidadãos façam o descarte adequado de seus resíduos.

A orientação do município é que os moradores depositem o entulho apenas no dia anterior à data programada para a coleta, em locais apropriados, evitando calçadas e ciclovias, a fim de evitar o acúmulo de materiais e a formação de pontos problemáticos.

Regularmente, equipes de fiscalização realizam vistorias em áreas onde ocorrem descartes irregulares, como terrenos baldios e vias públicas.

Os cidadãos flagrados ou identificados descartando entulho ou lixo doméstico em locais proibidos são notificados e orientados a recolher o material. Caso não sigam a recomendação, serão multados em R$300,00. Se a primeira multa for desrespeitada, outra multa no valor de R$1.500,00 será aplicada.

A prefeitura conta com o apoio da população para manter o local limpo. Denúncias de descarte irregular de lixo e entulho podem ser feitas pelo telefone 3372 2120 (Fiscalização) ou no 0800 283 7585 (Ouvidoria).

Descarte de entulhos

É importante ressaltar que os resíduos sólidos provenientes da construção civil são de responsabilidade do proprietário da obra. Portanto, os entulhos não devem ser descartados em calçadas ou ciclovias, devendo ser colocados em contêineres específicos contratados pelo responsável ou pela empresa encarregada da construção particular.

Outro cuidado importante diz respeito à limpeza de terrenos e quintais. Os resíduos retirados durante essa limpeza também devem ser adequadamente acondicionados, preferencialmente em sacolas plásticas, para facilitar o trabalho dos coletores e, acima de tudo, manter a cidade limpa.

Confira o cronograma: