Profissionais da educação participam de seminário para pactuar metas para elevar índices de aprendizagem em Linhares

A Secretaria Municipal de Educação de Linhares realizou o Seminário Municipal do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes). O objetivo é a pactuação de metas estabelecidas pelo Índice de Desempenho Educacional do Espírito Santo – Alfabetização (Idebes-Alfa), desenvolvido para aferir a qualidade da educação pública no Espírito Santo, por meio de avaliações externas, contribuindo na elaboração de políticas públicas para a educação. O público-alvo foram os diretores da rede municipal das escolas de 1º aos 5º anos.

A coordenadora municipal do Paes, Agda Lopes da Silva Almeida, pontuou que o Idebes-Alfa visa promover uma aprendizagem mais equitativa, diminuindo a distância entre os estudantes que se encontram nos níveis mais baixos de aprendizagem e os que estão nos níveis mais altos e, ainda, buscam incentivar a ampla participação dos estudantes.

“Os cálculos do Idebes-Alfa são gerados a partir dos resultados da avaliação somativa do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes). O Idebes-Alfa é o índice do 2° ano, nesse sentido é formado por três indicadores: proficiência média nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática dos estudantes; fator de Equidade Educacional; e taxa de Participação na Avaliação”, explicou a coordenadora municipal do Paes.

A diretora da Emef Caboclo Bernardo, no bairro Planalto, Rosiane de Almeida Lehrback, explicou que o seminário foi importante para as escolas conhecerem sobre o novo formato indicativo do Idebes que é calculado baseado nos resultados da prova aplicadas pelo Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes).

“Nossa escola garantiu bons resultados no Paebes do ano passado, atingindo a meta do Município no 2º ano, ultrapassando a do 5º ano e elevando as notas do 9º ano. Essa conquista foi reflexo do trabalho do professor em sala de aula, do envolvimento de toda escola e das famílias que abraçam nossos projetos. Estamos empenhados para esse ano fazer novamente a prova e melhorar ainda mais esses índices”, disse a diretora.

A secretária municipal de Educação, Penha Valani Giuriato, destacou que para o planejamento das ações, após a assinatura da pactuação de metas, as unidades de ensino vão elaborar um Plano de Ação, alinhado com a meta pactuada e respaldo em dados e informações relevantes da realidade da escola.

“A alfabetização é uma habilidade que o aluno precisa desenvolver no momento certo, pois aprender a ler e escrever é um dos primeiros passos para seu desenvolvimento. Precisamos caminhar junto às escolas no sentido de coorresponsabilizar para melhoria dos nossos resultados”, comentou a secretária de Educação.


Também participaram do evento a superintendente Regional de Educação de Linhares, Leila Pinto; a assessora do Departamento Municipal Pedagógico de Ensino-Projetos e Pesquisas, Mayara Vitoraci Viana; a assessora do regime de colaboração Paes/Proeti, Edicléia Costa da Silva Molina; além de representantes das equipes pedagógicas da Secretaria de Educação de Linhares.