PIQ: 60 moradores de Pontal, Regência e Povoação concluem cursos de drinques e atendimento ao turista

Atendimento ao Turista e elaboração de drinques foram os cursos do Programa Integrado de Qualificação (PIQ)

Fotos: Marcelo Bastos

Qualificação para poder empreender e receber cada vez melhor o turista que visita o litoral de Linhares. Foram com esses objetivos que o Programa Integrado de Qualificação (PIQ) em parceria com o Senac formou 60 moradores nos balneários de Regência, Povoação e Pontal do Ipiranga nos cursos de elaboração de drinques e qualidade no atendimento ao Turista.

“Uma oportunidade única oferecida pela prefeitura e o Senac para os moradores dos balneários. Cada vez mais o público consumidor está atento e exigente em termos qualidade e valor de serviços e produtos oferecidos. Só isso justifica a busca de aperfeiçoamento. Como instrutor estou muito feliz pelo empenho e compromisso dos alunos em desenvolver a arte de preparar bons drinks e cocktails e de atender o turista bem e com excelência” afirmou o instrutor dos cursos do Senac, Marcelo Bastos que, além de ensinar as técnicas para um drinque de qualidade também trabalha com foco na formação de equipes voltado para o atendimento ao cliente e vendas.

Gabriela Costa Rodrigues é moradora do Pontal e disse que adorou o curso. “O mundo dos coquetéis é mágico. São detalhes que o consumidor final nunca vai entender como é complexo. Todos que fizeram o curso comigo amaram os ensinamentos passados e, mesmo que não tenha expectativa de atuar na área agora, tudo que aprendi foi muito importante e enriquecedor” afirma.

Jaqueline da Vitória, moradora do Pontal do Ipiranga há mais de 30 anos, resolveu empreender e disse que o curso não poderia ter chegado em melhor hora. “Estou abrindo um bar e o curso chegou na hora certa. A prefeitura e o Senac se preocuparam em mandar um profissional extremamente qualificado que teve toda a sensibilidade de passar todos os conhecimentos e pra mim, foi importante para que eu possa empreender. Aprendi desde o manuseio da coqueteleira, dos medidores até a forma de servir. Sou muito agradecida pela oportunidade” finalizou.

No total, foram atendidos 20 moradores de cada balneário. Além da parte prática, os alunos ainda aprenderam sobre a história dos drinques desde a origem até o manuseio, reforçando a ética da profissão e a importância de o profissional estimular o consumo responsável das bebidas.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovanelli, é gratificante ajudar os moradores do balneário a se qualificarem para que possam empreender e ao mesmo tempo receber bem o turista que visita os balneários. “Esses alunos já estão preparados para receber turistas e visitantes que vão curtir festas que acontecerão em breve nos balneários de Regência e Pontal do Ipiranga. Os cursos do PIQ se somam às estratégias do Município para que os linharenses gerem renda própria”, enfatizou.