Linhares vai apresentar 8 propostas na Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente

As propostas foram apresentadas ao prefeito Bruno Marianelli na tarde desta segunda-feira (15), na sede da Prefeitura



A 12ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Linhares gerou 8 propostas que serão apresentadas e encaminhadas na Conferência Estadual, que acontecerá em Vitória, em data a ser definida.

As propostas linharenses foram apresentadas ao prefeito da cidade, Bruno Marianelli, pelos adolescentes eleitos delegados municipais da conferência na tarde desta segunda-feira, dia 15, na sede da Prefeitura. O tema da etapa nacional é “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela Covid-19: Violações e vulnerabilidade, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

As propostas versaram sobre saúde mental, diversidade sexual, transporte escolar e uma maior protagonismo de crianças e dos adolescentes no Conselho da Criança e do Adolescente, Conselho de Saúde, Conselho de Assistência Social, entre outros conselhos de direitos.

“Foi um momento de muita aprendizagem com propostas incríveis. Os jovens têm voz e precisam usá-la com segurança e propriedade. Para isso precisam estudar e adquirir conhecimento para que possam defender a opinião deles. Se não agimos desta forma, nos tornamos reféns da opinião do outro. Pudemos ouvir as crianças e adolescentes ao longo do processo e entender suas necessidades mais urgentes”, comemorou a secretária de Assistência Social, Luciana Mantovaneli Amorim.

O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, agradeceu a colaboração a participação dos servidores da secretaria municipal de Assistência Social para a realização da Conferência Municipal e de todos os envolvidos, destacando o importante espaço de participação, discussão e elaboração de políticas públicas para a infância e a adolescência. Bruno também elogiou as propostas apresentadas pelos adolescentes.

“Nosso objetivo é garantir que o direito das crianças e dos adolescentes seja prioridade em nosso município, então que eles possam estar tendo voz e vez nesse espaço de diálogo e possamos enfrentar os desafios do dia a dia, mas sempre priorizando os acessos indispensáveis à educação, saúde, esporte e lazer. Que a gente possa estar deliberando sobre essas políticas e garantindo que esses desafios não interfiram na infância e adolescência sadia que eles têm direito”, disse.

A estudante Raissa Gabriela da Silva de 15 anos é estudante da EMEF Caboclo Bernardo no bairro Planalto e foi uma das delegadas presentes na apresentação das propostas ao prefeito. Para ela a conferência foi de extrema importância pois todas as crianças e adolescentes tiveram voz.

“Eles puderam falar o que era necessário para a saúde mental e o que mais precisam com oportunidade de serem ouvidos”. Sobre a reunião com o prefeito, ela ainda disse que amou a oportunidade pois além de conhecê-lo, puderam falar das propostas e serem ouvidos pelo gestor municipal.

As propostas foram selecionadas após a discussão dos grupos de trabalho divididos nos cinco eixos temáticos que versaram sobre o tema da 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CNDCA), que acontece em novembro de 2023.

Como preparativo e requisito para a Conferência Municipal, Linhares realizou diversas pré-conferências sediadas nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) dos bairros e do interior do Município.