Câncer de boca: Prefeitura oferece serviço de detecção e prevenção na rede municipal de saúde

O Programa do Câncer de Boca faz parte da Estratégia de Saúde Bucal do município

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que todos os anos sejam diagnosticados no Brasil 15.190 novos casos de câncer de boca e orofaringe. Atenta a essa demanda a Secretaria de Saúde, por meio da Estratégia de Saúde Bucal, oferece aos munícipes o serviço de prevenção, detecção e encaminhamento para tratar a doença.  

Só em 2023, de janeiro a abril, já foram realizadas 114 consultas, 13 cirurgias, 53 cauterizações e 06 biópsias. O diretor da Estratégia Saúde Bucal da Prefeitura de Linhares, cirurgião-dentista Itamar Teixeira, explica que para ter acesso ao serviço às pessoas com sintomas da doença devem procurar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde.   

“Caso apresente algum sinal suspeito de câncer de boca o cidadão deve procurar atendimento na Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa. Lá ele vai ser avaliado e encaminhado para o Programa para consulta com especialista e coleta do material para biópsia. Quando o resultado é positivo, fazemos o encaminhamento para um dos centros de tratamento de câncer de cabeça e pescoço do Estado”. 

Dr. Itamar lembra que o câncer de boca aparece de forma muito silenciosa e quando surgem sintomas como a dor e dormência, é porque está em uma fase avançada. O câncer de boca atinge todas as estruturas bucais, gengiva, lábio, língua, céu da boca, bochechas, na área interna, e lábios.

Sinais do câncer de boca

lesões, ou feridas, na cavidade oral, ou nos lábios, que não cicatrizam por mais de 15 dias; manchas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas, caroços no pescoço; e rouquidão persistente.  

Fatores de risco

A bebida alcoólica, tabagismo, também do narguilé e o cigarro eletrônico, falta de higiene oral e geral, e radiação solar em demasia