Animais da região e em extinção são temas de projeto de escola do Pontal do Ipiranga


O Ceim Agostinho Rigoni, em Pontal do Ipiranga, desenvolverá durante todo o primeiro semestre deste ano o projeto “Animais de nossa região”, com turmas de 1 a 5 anos. O projeto possibilita às crianças a identificação dos animais, especialmente os que estão em extinção na região, assim como o reconhecimento da importância do cuidado e do respeito para uma convivência harmônica e responsável do homem com o meio em que vive.

A diretora da escola, Pollyanna Calmon Cavalcante Silva, pontuou que o objetivo das atividades é construir o conhecimento científico ao propor à criança atividades que as levem a explorar, elaborar e comprovar hipóteses, experimentar, criar, investigar elementos da natureza, além de compartilhar, interagir e conviver com o outro.

“O tema animais tem uma importante presença no cotidiano das crianças, seja por meio de desenhos animados, histórias, jogos, músicas, e possuem caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais, contribuindo para aprendizagens significativas e sua correlação entre diversos animais. O projeto possui o diferencial por ser multidisciplinar e utilizarmos diferentes ferramentas tecnológicas”, comentou a diretora.

O projeto vem sendo desenvolvido pelas professoras de Múltiplas Experiências Noelza Vieira Seildel e Sônia Maria de Freitas Zocatelli, acompanhadas pela pedagoga Rhaiane Araujo Guimarães.

O projeto proporciona aos estudantes conhecerem os animais regionais; reconhecer que os animais são seres vivos e necessitam de respeito, cuidados e proteção; reconhecer e comparar diferentes tipos de animais; refletir sobre as características dos animais apresentados; distinguir nomes e sons vocais; preocupar-se com a preservação dos animais e do meio ambiente; e reconhecer a importância dos animais para a sobrevivência do homem.

Os professores de Múltiplas Experiências têm trabalhado as temáticas por meio de diálogos informais e educativos, brincadeiras lúdicas, vídeos informativos, musicais, confecções de materiais educativos, desenhos e coleta de dados, dentre outros.