Livros do Programa Linhares, Cidade de Leitores continuam sendo entregues às escolas

Agora foi a vez dos estudantes da Emef Presidente Castelo Branco receberem os livros do Programa Linhares, Cidade de Leitores, que distribuirá mais de 200 mil exemplares para uso no ano letivo de 2023. O prefeito de Linhares, Bruno Marianelli, participou deste momento de entrega das bags contendo seis livros de diferentes gêneros literários para os estudantes do Ensino Fundamental.


Conforme explicado pelo prefeito, o projeto veio para fortalecer o direito à leitura e o acesso contempla os alunos e as bibliotecas das escolas da rede pública municipal, seja dos bairros ou do interior do Município, que passam a contar com novos acervos, mais interativos e acessíveis.

“Esse projeto veio para fortalecer o direito à leitura e o acesso aos livros tanto na escola, quanto em casa, com a participação de toda família. Uma Linhares com mais educação, mais livros e mais leitores se faz com a participação de todos”, ressaltou o prefeito.

A diretora da Emef Presidente Castelo Branco, Maria Regina Taqueti Fávaro, informou que a escola atendeu os 390 bags aos estudantes que ficaram empolgados com o recebimento.

“Essa distribuição é uma oportunidade do aluno ter em casa um acervo para trabalhar a leitura até mesmo junto a sua família. Os exemplares são de ótima qualidade com mensagens que vão ajudar na formação e hábito de leitura, acrescentando muita na vida do aluno, estimulando a imaginação e contribuindo na aprendizagem”, comentou diretora que os livros vieram a somar ao trabalho que o professor já desenvolve com o aluno em sala de aula.

Com os novos livros, as escolas e estudantes contam com acervo de obras literárias, um estímulo à prática da leitura com significado e fluência, que é uma das bases para o sucesso escolar, além de fomentar a qualidade da educação em todas as etapas, promover a melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem, e instrumentalizar os alunos para um futuro mais seguro e exitoso.

Maleta com livros para Educação Infantil

Além das bags, mais de 2,3 mil alunos das turmas de 5 anos contarão no ano letivo de 2023 com o livro integrado G5, que contempla textos e imagens que se complementam e trabalham os campos de experiência de modo integrado.

O material também contém adesivos para encantá-lo, e o conteúdo escolar é ricamente ilustrado com a utilização de diferentes formas, imagens e mapas. O projeto gráfico é adequado à faixa etária, com espaços para o registro das atividades escolares.


A equipe pedagógica da Educação Infantil, entre diretores, pedagogos e professores, participou de uma formação com a equipe do Sistema Aprende Brasil para implantação e utilização do exemplar nas atividades em sala de aula.