UPA Infantil de Linhares registra aumento de 70% nos casos de síndrome gripal

Secretaria Municipal de Saúde orienta que os pais busquem atendimento nas Unidades Básicas de Saúde, em casos de sintomas leves

Todos os anos, entre os meses de março e julho, acontece o que os médicos chamam de período de sazonalidade para síndromes respiratórias em crianças. Febre, dor de garganta e de cabeça, tosse e coriza, estão entre os principais sintomas apresentados pelos pequenos, e que sobrecarregam os serviços de saúde.
Para se ter uma ideia do aumento da procura por atendimento, ocasionado pela síndrome gripal, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Infantil de Linhares registrou em fevereiro 4.106 atendimentos, em março esse número subiu para 7.234.
“Com certeza, no último mês vimos que aumentou muito a procura por atendimento, um crescimento de cerca de 70%, e esse crescimento tão expressivo, sobrecarrega nosso serviço”, explica a médica pediatra da UPA Infantil, Camila Vieira Viana.

Em casos de sintomas leves busque a Unidade Básica de Saúde

A médica alerta os pais e responsáveis, para que busquem atendimento na UPA Infantil em casos de sintomas graves. Isso porque, segundo ela, além de sobrecarregar o atendimento na Unidade, as crianças correm o risco de se contaminarem com outros vírus.
“As infecções leves devem ser direcionadas para as Unidades Básicas de Saúde. As vezes a criança está com sintomas leves, os pais trazem para UPA Infantil, e ela acaba se contaminando com outro vírus e complicando ainda mais seu quadro de saúde”, ressalta.
Dra Camila orienta que pais e responsáveis procurem a UPA Infantil, caso apresente os seguintes sintomas: “falta de ar, mais de 72h de febre e aquela criança que mesmo sem febre, fica prostada, caída, isso merece atenção”, observa a médica.

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos devem se vacinar
Outra observação importante feita pela médica é quanto a vacinação dos pequenos contra a gripe. Carolina lembra que as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, estão no grupo prioritário da vacinação, e orienta que os pais levem para vacinar, mesmo que ela esteja com sintomas de gripe.
“Nesse período é comum que a criança fique boa parte do tempo com tosse, nariz escorrendo, não tem problema, pode levar para vacinar assim mesmo. A vacina ajuda na diminuição dos sintomas e evita que o vírus se espalhe ainda mais”, esclarece.
As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde, dos bairros e do interior, das 7h30 às 16h. Nas Unidades de Saúde de Bebedouro, Planalto e do Caic, no bairro Interlagos, as salas de imunização funcionam das 7h30 às 20h, de segunda a quarta-feira. Nos demais dias das 7h30 às 16h.

Rede de atendimento

Em caso de sintomas gripais, a rede municipal disponibiliza atendimento em todas as Unidades Básicas de Saúde, e na UPA Infantil, no bairro Shell, que oferece atendimento médico 24 horas por dia.
Para os casos que necessitam de internamento ou observação por 24h, a UPA Infantil disponibiliza no total de 30 leitos pediátricos, sendo 20 leitos de observação (incluindo um leito de isolamento e três de emergência) e 10 leitos de internação.