Saúde: Prefeitura anuncia realização de consultas oftalmológicas em Linhares

Antes os pacientes tinham que se deslocar até a cidade de Baixo Guandu; uma semana por mês a população fará os exames na Unidade Cuidar, no bairro Três Barras

A previsão é que, uma semana por mês sejam realizados 450 atendimentos com médico oftalmologista, numa média de 90 consultas por dia, de segunda a sexta-feira. Além de Linhares, nessa mesma semana, 20 pacientes de Rio Bananal e 20 de Sooretama também serão atendidos diariamente no município. Fotos: Secom/Felipe Reis.

Na manhã desta quarta-feira (29), a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Saúde, anunciou que as consultas oftalmológicas (exame de vista) que antes eram realizadas na cidade de Baixo Guandu agora serão em Linhares. Os exames serão feitos na Unidade Cuidar, no bairro Três Barras, numa parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Linhares.

Hoje, o prefeito Bruno Marianelli visitou a Unidade e foi recebido pela Gerente da Unidade Cuidar, Jennifer Guzzo Zambon, e pela Coordenadora Assistencial da Unidade Cuidar, Elisabeth Lima dos Nascimento.

O prefeito Bruno Marianelli visitou a Unidade e foi recebido pela Gerente da Unidade Cuidar, Jennifer Guzzo Zambon (à direita), e pela Coordenadora Assistencial da Unidade Cuidar, Elisabeth Lima dos Nascimento (à esquerda).

A previsão é que, uma semana por mês sejam realizados 450 atendimentos com médico oftalmologista, numa média de 90 consultas por dia, de segunda a sexta-feira. Além de Linhares, nessa mesma semana, 20 pacientes de Rio Bananal e 20 de Sooretama também serão atendidos diariamente no município.

Os exames são realizados em uma semana do mês, de segunda a sexta-feira, das 5h30min ás 14 horas, através do encaminhamento da Unidade de Saúde do território onde o paciente reside ou via Central de Regulação da secretaria de estado da Saúde (Sesa).

O prefeito Bruno Marianelli destaca que a novidade contribui para o acesso mais ágil e fácil da população aos serviços especializados de saúde, neste caso, a oftalmologia.

“Essa excelente notícia coloca os serviços de saúde mais próximos da população, atendendo as pessoas que mais precisam. Mais que isso: evitamos o deslocamento dos pacientes para locais distantes, permitindo um acesso mais ágil e fácil da população, atenuando o sofrimento dessas pessoas e trazendo mais dignidade a elas”, destaca o prefeito de Linhares Bruno Marianelli.

A secretária municipal de Saúde, Sônia Dalmolin de Souza, destaca que a iniciativa vai permitir que haja uma ampliação dos serviços prestados pela Central de Ambulâncias da Prefeitura, uma vez que 450  pacientes deixarão de ser deslocados mensalmente para Baixo Guandu.

“Essa iniciativa diminui o tempo de espera pelas marcações de consultas, além de evitar que haja um grande deslocamento para ser assistido por um especialista. Estamos aprimorando os serviços de saúde de Linhares e levando para mais perto de casa das pessoas o cuidado em saúde que elas merecem”, frisou a secretária.

Como acessar o serviço

Para ter acesso a consulta oftalmológica na Rede Cuidar em Linhares, o cidadão deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência para ser avaliado pelo médico.

Caso haja necessidade, o médico irá fornecer o encaminhamento, que é um documento indispensável para acessar a consulta, por meio do agendamento.