Em Linhares, Fibracem promoverá aumento da produção com chegada de nova linha de metalurgia

Expectativa é que a fábrica de Linhares passe de 40%, para ser responsável por aproximadamente 50% da capacidade produtiva total da companhia.

A expectativa é que a fábrica de Linhares passe de 40%, para ser responsável por aproximadamente 50% da capacidade produtiva total da companhia.

A Fibracem, uma das principais indústrias especializadas no setor de comunicação óptica no Brasil está a todo vapor em seu plano de expansão da sua unidade em Linhares, no Espírito Santo. A companhia, que acaba de realizar um Ramp-UP – aumento gradativo da capacidade produtiva – da planta capixaba, prevê que a unidade se torne, ainda neste ano, uma das referências do mercado brasileiro para as regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste.


De acordo com o diretor de planejamento e Operações da Fibracem, Eryck El-Jaick, esse ramp-up ocorre por conta da inserção gradativa da linha de produção de metalurgia à unidade localizada no litoral do Espírito Santo e que, segundo ele, a expectativa é que a fábrica de Linhares passe de 40%, para ser responsável por aproximadamente 50% da capacidade produtiva total da companhia.


“Com isso, nosso plano é que esse aumento no volume de produção da unidade de Linhares seja significativo tornando a planta capixaba um espelho da matriz, aumentando o portifólio de produtos e consequentemente atendendo com mais regularidade os clientes das regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste”, destaca o executivo.


A expectativa é que o município de Linhares se torne, em breve, um importante polo de inovação e tecnologia da região. “Nos últimos anos, alinhado à política de atração de investimentos, o Município buscou reunir atores e iniciativas relevantes que fomentem o desenvolvimento do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação. Esse ambiente rico para trocas de conhecimentos e conexões de agentes da quádrupla hélice, formado pela academia, governo, setor produtivo e sociedade civil, foi fundamental para o estabelecimento de projetos de impacto regional e nacional, como é o modelo ramp-up da Fibracem”, detalha o prefeito de Linhares, Bruno Marianelli.


Investimentos e mais geração de empregos


O diretor de planejamento e Operações da Fibracem ressalta que, para alcançar este patamar, a companhia investiu cerca de R$ 4 milhões para a unidade de Linhares entre expansão da Fábrica e aquisição de novos maquinários, além da contratação de mão de obra qualificada.


“Só neste primeiro trimestre, expandimos o número de colaboradores em cerca de 28%. A estimativa é que essa quantidade cresça ainda mais, até o final do segundo semestre de 2023”, projeta Eryck.