Prefeitura de Linhares recebe especialistas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

O programa prevê uma série de investimentos em obras múltiplas, como saneamento básico, infraestrutura viária, pontes, parques e equipamentos sociais. Além de estudos para sustentar o crescimento urbano de forma ordenada. Fotos: Secom/Felipe Reis.

Especialistas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) estiveram reunidos, em Linhares, na última semana, entre os dias 27 de fevereiro e 3 de março, para avaliar os avanços alcançados pela Prefeitura de Linhares na preparação do Programa de Desenvolvimento Urbano e Ordenamento Territorial de Linhares, o InterBairros, para liberação de financiamento de U$ 56 milhões para novos investimentos em ações e projetos na cidade.

As visitas contaram com o acompanhamento do prefeito Bruno Marianelli, além de técnicos e gestores do município. O intuito da visita foi avaliar como estão trabalhando na execução do projeto e prever a execução física e financeira de cada um dos itens que o integram.

O programa prevê uma série de investimentos em obras múltiplas, como saneamento básico, infraestrutura viária, pontes, parques e equipamentos sociais. Além de estudos para sustentar o crescimento urbano de forma ordenada.

“Essa visita é uma oportunidade única para mostrarmos o desenvolvimento de Linhares e alinhar alguns ajustes da nossa proposta em relação as condições e a política de financiamento do BID,” afirma o secretário municipal de Obras e Serviços Urbanos, João Cleber Bianchi. A expectativa é que o empréstimo seja assinado no segundo semestre deste ano.

Durante os cinco dias de programação foram debatidos temas referentes aos projetos de engenharia, análises ambientais e a atual conjuntura institucional, econômica e social de Linhares, destacando a necessidade dos investimentos para incrementar o acesso a infraestrutura e equipamentos urbanos na zona leste da cidade.

“Com o enfoque em pautas técnicas e de planejamento, o encontro trouxe o banco para junto do Município a fim de fortalecer a gestão urbana e territorial sustentável”, relatou a coordenadora técnica do programa e assessora especial de gestão da secretaria municipal de Obras e Serviços Urbanos, Tarine Meira.