Prefeitura de Linhares anuncia estacionamento rotativo para o primeiro semestre deste ano

São 2 mil vagas, que serão distribuídas no chamado setor azul. Fotos: Secom/Felipe Reis.

Encontrar um lugar para estacionar o veículo é uma das grandes dificuldades do condutor linharense, principalmente no Centro da cidade. Pensando em minimizar esse tipo de transtorno ao cidadão, a Prefeitura de Linhares, através da secretaria municipal de Segurança Pública, implantará um moderno sistema de estacionamento rotativo.

São 2 mil vagas, que serão distribuídas no chamado setor azul, que compreendem trechos entre as avenidas João Felipe Calmon e Rui Barbosa, a saber: Avenida Governador Lindenberg, Avenida Governador Jones dos Santos Neves, Avenida Nogueira da Gama, Avenida Comendador Rafael e Avenida Augusto Calmon.

Além de outros trechos entre a Rua Augusto de Carvalho e a Avenida Presidente Getulio Vargas, a saber: Rua Monsenhor Pedrinha, Rua Capitão José Maria, Rua Augusto Pestana, Avenida Rufino de Carvalho e Avenida Nicola Biancardi.

Pela programação, neste mês de março e nos próximos meses de abril e maio serão iniciadas as fases de testes e aprovação dos aplicativos, e o funcionamento efetivo do estacionamento rotativo está previsto para começar no mês de junho.

O modelo que será implantado em Linhares visa que um número maior de pessoas possa utilizar as vagas de estacionamento. Tanto o cadastro de usuários e veículos, quanto à venda de bilhetes poderão ser feitos por um portal eletrônico e por aplicativo para dispositivos móveis. Pontos de vendas físicos também serão implantados. Os valores do estacionamento serão divulgados posteriormente.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública, Coronel Jones Mattos, uma das vantagens desse sistema está no monitoramento local. “A ideia é que nossas equipes acompanhem o desempenho de funcionamento, sabendo o que está acontecendo nos estacionamentos. Os fiscais irão monitorar constantemente os veículos portando um equipamento próprio. Dessa forma, será possível identificar se o carro está usando aquela vaga no tempo definido ou não. Caso ultrapasse, precisará ser autuado ou até mesmo guinchado”, informa. 

O prefeito de Linhares,  Bruno Marianelli, destacou que vários benefícios serão gerados com a implantação do estacionamento rotativo, como o aquecimento do comércio, devido a rotatividade de clientes e a fluidez e organização do trânsito que vai contribuir  para uma cidade melhor, mais organizada e mais moderna.

“Esse projeto democratiza vagas de estacionamento, bem como resultará em investimentos em sinalização, engenharia e educação no trânsito. O estacionamento rotativo está sendo moldado de forma a não criar embaraços e preocupações para os motoristas. É uma antiga demanda dos moradores que colocaremos em prática ainda no primeiro semestre deste ano”, ressaltou.

O contrato com a empresa vencedora do processo licitatório, a Cidatec Tecnologia e Sistema Ltda., foi assinado há duas semanas com a presença do prefeito de Linhares, Bruno Marianelli e do secretário de Segurança Pública, Coronel Jones Mattos.