Fábrica de produtos cárneos recebe certificado de registro do Serviço de Inspeção da Prefeitura de Linhares

Mais um empreendimento linharense obteve o Certificado de Registro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM): a Frignani Cortes Especiais, classificada como Fábrica de Produtos Cárneos, localizado em Baixo Quartel. O documento, que autoriza os estabelecimentos a comercializar produtos de origem animal como carne, leite, mel, ovos, pescado e seus produtos e subprodutos, no território municipal de forma legal, é emitido pela Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento de Linhares.

O proprietário, Fernando de Jesus Frinhani, procurou o SIM em 2021 para orientação de como regularizar uma agroindústria de produtos cárneos, começando do zero. Em novembro de 2021 deu entrada no processo, para vistoria prévia do terreno, com vistoria do local e do projeto. Com o laudo de vistoria do terreno aprovado, Fernando foi autorizado a dar andamento na construção e, desde então, a equipe do SIM vem acompanhando todo o processo.

“Foi um processo demorado, devido às documentações, mas recebi apoio total da equipe da Prefeitura que me ajudou até a desenvolver o projeto no papel para iniciar a construção. Ter essa certificação representa a garantia de fornecer um produto fiscalizado, com segurança alimentar e um padrão de qualidade único e pioneiro em Linhares. Criamos, um animal de genética específica para qualidade, com criação em confinamento, desde a desmama até a terminação da carcaça. O animal é enviado ao frigorífico terceirizado que nos retorna para a fábrica para processamento e distribuição”, disse o empreendedor.

A zootecnista da Prefeitura de Linhares, Luiza V. Forzza Miguel, informou que no final de 2022 a obra foi concluída e realizada a vistoria final do estabelecimento.

“Apto à produção, o estabelecimento recebeu o certificado de registro no SIM. Isso significa que a agroindústria Frignani Cortes Especiai passa por uma fiscalização e inspeção de toda sua produção, garantindo a qualidade higiênico-sanitária dos produtos elaborados e comercializados no município de Linhares”, destacou a zootecnista.

O secretário Franco Fiorot disse que essa já é a 11ª agroindústria registrada no SIM desde 2017.

“Esse é um empreendimento inovador, com cortes especiais de carnes, que é uma tendência no consumo de mercador, e a criação dos animais do Fernando segue um padrão de confinamento. Hoje a exigência por segurança alimentar é crescente e ter essa oferta de um produto que segue as normas e critérios necessários de higiene e sanidade, que faz parte do trabalho feito pelo Serviço de Inspeção Municipal, é muito importante”, disse o secretário.

Para ter acesso à lista de agroindústrias do município e outras informações é só acessar o link https://linhares.es.gov.br/servico-de-inspecao-municipal-sim/.