Programa Saúde na Escola promove ações de prevenção em unidade de Educação Infantil no bairro Aviso

Uma parceria entre o Ceim Antônio Aprígio, da Secretaria de Educação de Linhares, e a equipe da Unidade de Saúde do bairro Aviso, da Secretaria Municipal de Saúde, onde a escola está localizada, desenvolverá ao longo do ano uma série de ações e serviços voltados à saúde dos alunos. Nesta terça-feira (28/2) foi dia de avaliar o Cartão de Vacina dos alunos para atualização dos imunizantes, além de orientações para prevenção à Covid-19 nas escolas. As ações fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE) – Saúde da Família.
A diretora do Ceim Antônio Aprígio, Maria Aparecida Toso Aprígio Pontara, disse que após a avaliação, os alunos que estiverem com o Cartão de Vacina desatualizado serão direcionados à Unidade de Saúde para colocar em dia as doses de imunizantes.
As próximas atividades estão previstas para os dias 23 e 24 de março com ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), também ligada à Secretaria Municipal de Saúde de Linhares. De forma lúdica, os profissionais de saúde vão ensinar aos alunos sobre prevenção e combate à dengue em suas residências.
“A primeira ação referente à vacina vem para conscientizar as famílias sobre a importância do cartão da criança estar em dia para prevenção de doenças. Essa parceria, que foi firmada ao longo de todo o ano com a Unidade de Saúde do nosso bairro, é para abordarmos a prevenção da saúde das crianças e, também, da família que será convidada a participar de algumas ações no decorrer do ano letivo”, disse a diretora da escola.
A cada mês será abordada uma temática diferente, podendo citar: a prevenção das violências e dos acidentes; saúde bucal, ocular e auditiva; alimentação saudável e prevenção da obesidade; promoção da atividade física; e promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos, por exemplo.
A enfermeira da Unidade de Saúde do bairro Aviso, Giovana Guimarães Oliveira, que está coordenando as ações na escola, pontuou sobre essa parceria entre as secretarias de Educação e de Saúde de Linhares, que são preconizadas pelo Ministério da Saúde, e que a participação do aluno é lançada no Cartão do SUS de cada criança.
“Esse programa é muito importante e estratégico. Se observarmos essa primeira ação, por exemplo, ela nos permitirá entender o motivo pelo qual as crianças não estão sendo vacinadas pelos responsáveis. Essas informações se tornam para nós profissionais da saúde indicadores para traçarmos as estratégias que precisam ser adotadas para alcançarmos essa criança”, comentou a enfermeira, destacando que a próxima ação será voltada à dengue em decorrência dos números de casos registrados no bairro.
Sobre o PSE
O Programa Saúde na Escola (PSE) é um programa dos Ministérios da Saúde e da Educação, e constitui estratégia para a integração e a articulação entre as políticas e ações de educação e de saúde, com a participação da comunidade escolar, das equipes de atenção básica e da educação básica pública.
Esse programa visa contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.









