Cadastro Único conclui 2022 com recorde de atendimentos

A Central do Cadastro Único da Prefeitura de Linhares, órgão vinculado à secretaria municipal de Assistência Social, fechou o ano de 2022 com um número recorde de atendimentos. De janeiro a dezembro, um total de 66.453 atendimentos foram realizados pelo órgão, superando em mais de 53.883 mil, o registrado em todo o ano de 2021.

De janeiro a dezembro, um total de 66.453 atendimentos foram realizados pelo órgão, superando em mais de 53.883 mil, o registrado em todo o ano de 2021.


De acordo com o órgão, quase 100% dos atendimentos realizados ao longo de 2022, foram para fazer novos cadastros e atualização do CadÚnico, além de orientações para os assistidos sobre o benefício de Prestação Continuada do Governo Federal e para direcioná-los sobre o Programa Auxílio Brasil.


“Muitas dessas pessoas (num total de 10.297 famílias), que procuraram os serviços para atualizar ou fazer um novo cadastro, no CadÚnico, são as que necessitam do Auxílio Brasil e passaram a receber o beneficio de transferência de renda. Para eles, esse benefício é o que vai suprir algumas necessidades básicas dentro de casa. Por isso, a gente não poderia deixar uma parcela tão grande da população sem esse atendimento”, disse a assistente social e coordenadora do Cadastro Único, em Linhares, Mônica Buffon das Virgens.


A secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovaneli Amorim, pontua que o número de atendimentos demonstra o esforço da Prefeitura para levar esses serviços para quem mais precisa.


“Temos consciência de que houve um empobrecimento da população em todo país durante a pandemia. Além dos benefícios sociais do Governo Federal, a Prefeitura também se empenhou para superar a situação de pobreza e extrema pobreza, ofertando cursos de qualificação profissional para as famílias inscritas no CadÚnico por meio do Programa Integrado de Qualificação (PIQ). Portanto, a inclusão dos linharenses no Cadastro Único é a porta de entrada, para concessão da maioria dos benefícios e a qualificação profissional, que visam amenizar a vulnerabilidade de diversas famílias”, reforçou a secretária.


Atendimentos


Quem precisa se inscrever no CadÚnico ou está com o seu cadastro desatualizado, deve entrar em contato via Whatsapp ou ligação pelo número (27) 98132-1075; pelo e-mail: bolsafamilia@linhares.es.gov.br; além das redes sociais Facebook e Instagram: Cadastro Único de Linhares para agendar dia e horário para ser atendido. A Central do Cadastro Único fica localizada na Avenida Comendador Rafael, nº1.734, centro, de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas.


O atendimento do Cadastro Único também é disponibilizado nos CRAS do município, das 7 às 17 horas, porém a família precisa agendar um horário antecipadamente.