Seminário vai dialogar sobre ações de controle voltadas para a primeira infância em Linhares

Com o objetivo de aprofundar o debate a respeito das políticas públicas destinadas as crianças de 0 a 6 anos no Município, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Assistência Social, em parceria com o Projeto Primeira Infância Cidadã (PIC), vai promover na próxima quarta-feira (8), o Seminário de Mobilização do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI). O evento é aberto ao público e será realizado no auditório do SENAC, localizado no prédio do Center Norte Conceição, ao lado da Caixa Econômica Federal, no bairro Conceição, das 8 às 11 horas.


Durante o encontro, será oficialmente entregue ao Município o diagnóstico da situação da Primeira Infância, que vem sendo construído desde 2021, apresenta uma compilação de dados relacionados à Educação, Saúde e Assistência Social, além da composição e funcionamento do Sistema de Garantia de Direito (SDG), da caracterização socioambiental e das implicações ocorridas no período da pandemia. O PIC é uma realização da Avante – Educação e Mobilização Social, em parceria com a Petrobras.


Na oportunidade, também será feita a pose dos novos membros da Comissão Municipal para elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância, que visa adequar e organizar os investimentos em políticas que assegurem os direitos das crianças de 0 a 6 anos, com articulação de diferentes setores da administração municipal e da sociedade civil organizada.


A secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovaneli Amorim, destaca que o Plano Municipal de Primeira Infância é um importante instrumento para a eficácia da aplicabilidade das políticas públicas com respeito e valorização da primeira infância. È a oportunidade da municipalidade organizar as estratégias e ações voltadas ao público de 0 a 06 anos: identificando novas e aperfeiçoando as já executadas.


“Além de apoiar na elaboração de políticas para a primeira infância, o Seminário será um grande momento para reunir informações e nos ajudar a desenvolver ações estratégicas que ajudarão assegurar os direitos e a qualidade de vida das crianças no município. Convido a todos para participar deste evento que também será fundamental para nos direcionar a investir em políticas públicas em favor deste público com mais eficiência”, disse a secretária.