Obras de Macrodrenagem avançam no centro de Linhares e moradores comemoram

As obras de macrodrenagem continuam a avançar no centro de Linhares. As equipes da construtora responsável pela execução do projeto, nesta nova fase passam a atuar em duas frentes de serviço. Os trabalhos acontecem simultaneamente no trecho da Rua Prof. Jones, entre as Avenidas Rui Barbosa e Av. Vitória e no trecho da Av. Comendador Rafael, entre as Ruas João Calmon e a Pio Pedrinha.

Os trechos estão interditados parcialmente para a realização dos serviços, aberto apenas para a circulação de moradores locais e clientes do comércio da região. Carros e motos não poderão ser estacionados no local – o mesmo vale para os veículos das residências próximas, que devem permanecer nas garagens ou estacionados em vias adjacentes.

A previsão é que os trabalhos, no trecho da Rua Prof. Jones, entre as Avenidas Rui Barbosa e Av. Vitória sejam concluídos no próximo dia 13/02 e no trecho da Av. Comendador Rafael, entre as Ruas João Calmon e a Pio Pedrinha no próximo dia 20/02 a depender das condições climáticas, que quando desfavoráveis, podem atrasar a obra.

Denis Santos, 53, é morador da região desde que nasceu e viu, por diversas vezes, as ruas ficarem intransitáveis. Para ele, as obras chegam a ajudar a solucionar um velho problema: os recorrentes alagamento na região central, no período chuvoso. “Antes dessas obras aqui, a gente ficava três, quatro dias cheio de água aqui, nem passar de carro a gente conseguia.”, afirmou o morador.

Fim dos alagamentos

A macrodrenagem prevista busca principalmente evitar futuros alagamentos na região central da cidade. Conforme o projeto, estão previstos bueiros tubulares ao longo das vias e, na Rua Comendador Rafael e adjacentes, foram projetadas galerias celulares para poder suportar toda drenagem para posterior lançamento no Rio Doce.

A nova rede de drenagem prevê ainda a construção de túnel bala pelo método não destrutivo com extensão de 316 metros, 5.186 metros lineares de redes tubulares e 178 metros lineares de galerias. Ao todo, a bacia de contribuição soma mais de 350.000m² de área.

Todo o projeto será executado por etapas a fim de evitar transtornos aos moradores e, especialmente, ao comércio local. Para as obras foram investidos R$ 30 milhões com recursos próprios da Prefeitura de Linhares, e o prazo de conclusão é de 36 meses.

A expectativa de quem costumava sofrer com os alagamentos, agora, é a melhor possível: “Vai melhorar para nós. Não vai encher mais de água. Vai facilitar para todo mundo”, afirmou Denis.

Serviço

Os cidadãos que desejarem conhecer detalhes das obras ou tirar dúvidas, poderão fazê-lo através dos telefones (27) 3372-2117 e 98132-1297 (Semob) e (27) 99686-4983 (Construtora Vale do Ouro) ou e-mail: semob@linhares.com.br/ linhares@construtoravaledoouro.com.br