Praia limpa: atitudes simples como levar sacola para descarte de lixo contribuem com a preservação do meio ambiente e boa convivência

Além do desconforto para quem frequenta as praias, o lixo descartado nesses locais traz sérios riscos ao meio ambiente, incluindo à morte de animais marinhos. Por isso, a orientação da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais de Linhares é que o turista ou veranista contribua com a limpeza dos balneários e tenha o hábito de levar à praia uma sacola biodegradável para armazenar os resíduos.

Não adianta só juntar o lixo, é preciso fazer o descarte correto nas lixeiras e contentores espalhados pelas praias de Pontal do Ipiranga, Regência e Povoação.

Além da sacola, outra dica importante é substituir itens como copos, canudos e garrafas descartáveis por materiais reutilizáveis. É comum também as famílias levarem alimentos embalados como refrigerantes, sucos, salgadinhos, biscoitos, muitos deles consumidos pelas crianças ao longo dia, daí a necessidade de ensiná-las desde a infância a terem uma atitude consciente de recolher os materiais.

A secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais, Flávia Barbosa Rodrigues, pontuou que o descarte incorreto do lixo tem se tornado cada vez mais um grave problema ambiental e social. Destaca que ações simples podem contribuir com a preservação de todo o ecossistema marinho.

“O hábito de levar sacolas para a praia, por exemplo, é uma forma de cuidar do meio ambiente, de preservar as nossas praias, as espécies marinhas e a saúde humana. Precisamos ser responsáveis pelo lixo que geramos na praia, e também na nossa casa, e darmos a ele a destinação correta para evitar a contaminação da areia e da água do mar”, destacou a secretária de Meio Ambiente.

Bons hábitos, boa convivência

  • Leve um saco e traga de volta tudo o que foi com você para a praia;
  • Substitua canudos e recipientes plásticos por materiais reutilizáveis;
  • Evite levar lanches em sacos plásticos;
  • Separe as latinhas para reciclagem;
  • Evite fumar. Não jogue guimba de cigarro na areia;
  • Quando for caminhar, leve uma sacolinha e aproveite para recolher o que outras pessoas deixaram para trás.

Descarte correto de lixo

Não adianta também só juntar o lixo e não fazer o descarte correto. Somente o Pontal do Ipiranga, que recebe um número mais expressivo de turistas e veranistas na temporada do Verão, conta com 32 contentores com capacidade de 1.000 litros distribuídos pelo balneário, além de 43 papeleiras espalhadas em pontos estratégicos, todos instalados pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos.

Além disso, no Pontal do Ipiranga são realizadas regularmente a coleta de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) às segundas, quintas e aos sábados; a coleta de entulho de segunda a sábado; a limpeza das praias (aos finais de semana); a substituição de caixa estacionária próximo à cabana (uma vez na semana); a varrição e roçagem de segunda a sexta, além da varrição mecanizada nas vias e limpeza mecanizada na praia.

Em Regência estão instaladas 15 papeleiras e outras nove em Povoação, além de 17 contentores distribuídos em cada um dos dois balneários.