Verão: Prefeitura vai retomar atividades do projeto Praia Acessível em Pontal no próximo sábado (7)

O projeto é de extrema importância para garantir que aos idosos com mobilidade reduzida e pessoas com deficiência tenham acesso ao banho de mar neste verão


A Prefeitura de Linhares, por meio das secretarias municipais de Assistência Social e Esporte e Lazer, vai retomar a partir do próximo sábado (7), as atividades do projeto Praia Acessível em Pontal do Ipiranga. A iniciativa é fundamental para garantir que os idosos com mobilidade reduzida e e pessoas com deficiência tenham acesso ao banho de mar neste verão, oportunizando momentos de lazer inclusivo com conforto e segurança.


Durante todo esse mês de janeiro e no período de Carnaval, as atividades do projeto irão funcionar todos os sábados e domingos, sempre das 8 às 12 horas. Neste período, as organizações sociais e entidades podem realizar agendamentos prévios para usufruir do Praia Acessível, que podem ser feitos no telefone 3372-2099.


Uma rampa de acesso e cadeiras anfíbias vão estar à disposição das pessoas que quiserem se refrescar no mar próximo a Cabana Pioneiro, situada na primeira Avenida. Essas cadeiras não afundam na areia, são flutuantes e sua altura permite que a pessoa sinta a água. O local possui tendas e cadeiras de praia.


Para que as pessoas se divirtam com segurança, a equipe do projeto Vivenciarte, além dos guarda-vidas , estarão à disposição para auxiliar os usuários do projeto.


O presidente da Associação dos Deficientes de Linhares (ADEFIL), Rafael Simonelli Lima, destacou a importância da retomada do projeto no município. “Ficamos muitos felizes com a reativação do projeto na cidade. O Praia Acessível é de extrema importância para garantir o acesso ao banho de mar e promover inclusão social para os deficientes, pincipalmente para as pessoas que tem os membros inferiores afetados. Além disto, a iniciativa fundamental para atrair pessoas com deficiência de outras cidades no balneário, porque não são todos os municípios que tem condições de acessibilidade para este público”, disse o presidente.


Quem também está bastante satisfeito com o retorno das atividades do projeto é um dos representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa em Linhares e presidente da Associação de Moradores do Centro, Miguel Pagotto Giestas. “Assim como os outros seres humanos, a pessoa idosa com mobilidade reduzida também tem querem ter a oportunidade de se refrescar no mar durante o verão, além de ter momentos de lazer e integração nesta temporada. E o Praia Acessível é um projeto que além de garanti todos esses direitos, também ajuda a transformar a vida dessas pessoas”, afirmou.


“O Praia Acessível é essencial para promover cidadania e fortalecer as políticas públicas de atenção aos idosos e deficientes na cidade. É um projeto que também garante que essas pessoas possam desfrutar das nossas praias com mais conforto e segurança, além de dá a oportunidade da inclusão social do público participante”, destacou o prefeito de Linhares, Bruno Marianelli.