Notícias

Café com diretores celebra conquistas na Educação no ano letivo de 2022


A secretária de Educação de Linhares, Maria Olimpia Dalvi Rampinelli, organizou na quarta-feira (28/12) um café com os gestores escolares das unidades de ensino da rede municipal. Na ocasião, além da confraternização, foi feita uma avaliação das conquistas do ano letivo de 2022 e as perspectivas para o ano de 2023.


O evento começou com duas dinâmicas, uma voltada ao exercício de perceber o outro e a seguinte ao exercício de valorização das iniciativas. Foi solicitado aos diretores que falassem sobre algo que tivessem realizado durante o ano letivo e que têm orgulho de expressar.

Na sequência, foi feita uma retrospectiva das conquistas alcançadas pela Educação, tanto no setor administrativo, quanto no pedagógico das escolas em 2022. A secretária de Educação lembrou dos desafios enfrentados, principalmente após o retorno dos estudantes às salas de aulas, depois de um longo período pandêmico que os alunos estudaram de casa.


A diretora Rosiene Firme de Almeida, da Emef Professora Maria Aparecida Lavagnoli, no bairro Interlagos, participou do encontro. “Foi um momento que representou todo o carinho com nós diretores, principalmente nesse fim de ano que continua sendo de muito trabalho para o fechamento do ano letivo. Apesar de 2022 ter sido um ano de trabalho árduo, conseguimos com a união e parceria entre escola e comunidade, e com todo o suporte fornecido pela Secretaria de Educação caminharmos e superarmos os desafios, além de fortalecermos vínculos em todo o contexto escolar”, disse a diretora.


Todos os Centros Municipais de Educação Infantil (Ceims) foram contemplados com novos playgrounds. Além da ampliação do número de vagas, houve mudanças no sistema de ensino para os alunos das turmas de 5 anos. Nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), destaque para a criação da primeira escola em tempo integral, localizada no bairro Palmital, e as aprovações de alunos no Ifes 2023.


A diretora do Ceim Chapeuzinho Vermelho, no bairro Interlagos, Márcia Lucia Moreira, pontuou: “2022 foi um ano muito desafiador, porém bem produtivo e com muitas conquistas, tanto no que diz respeito ao conhecimento dos alunos, quanto à valorização dos profissionais em alguns aspectos, e mudanças nas estruturas das instituições de ensino. O momento de ontem foi de descontração e de agradecimento. A dinâmica foi muito interessante e nos fez refletir que somos parte de uma educação renovadora”, comentou a diretora.


As unidades de ensino da rede foram contempladas com notebooks para atender a equipe pedagógica e administrativa, os professores receberam notebooks e aos alunos dos 8º e 9º anos foram entregues tabletes para auxiliar nos estudos e conectá-los ao mundo digital. Também chegaram nas escolas eletrodomésticos, além de projetores e telas, jogos educativos e materiais esportivos para retomada dos treinamentos que foi interrompida na pandemia.

“O encontro foi um momento de descontração, agradecimento aos gestores, reflexão e celebração. A Educação tem muitos desafios, mas com planejamento e uma equipe engajada conseguimos evoluir e oferecer o melhor para nossos alunos. Agradeço também às equipes administrativas e pedagógicas da rede pela dedicação e empenho durante mais um ano”, ressaltou a secretária de Educação.

A secretária citou, ainda, projetos que foram instituídos como o “Linhares, Cidade de Leitores”, com a distribuição de mais de 200 mil livros para integrar o ano letivo de 2023, o de Reforço Escolar e de Professores Assistentes, com objetivo de reduzir a rotatividade de professores substitutos que tanto prejudica o processo de aprendizagem.


E as conquistas da Educação não param por aí. Linhares foi destaque no Festival Paralímpico, garantiu o 1º lugar Concurso Cultural do Instituto Sicoob e o 1º e 2º lugares no Prêmio Biguá de Sustentabilidade, de A Gazeta.


Outras ações também foram pontuadas como: abono e reajuste salarial para os servidores; a aquisição de dois conjuntos de uniformes por alunos para 2023; criação do Programa Municipal Dinheiro Direto na Escola; material didático estruturado para recomposição da aprendizagem; terceirização dos serviços de limpeza; instituição da Subsecretaria de Educação, contratação de equipe multidisciplinar (psicólogo, assistente social e psicopedagogo); inserção de critérios técnicos para contratação de diretores, por ser pré-requisito para o exercício da função; rodas de conversa entre professores e prefeito sobre a Educação no Município de Linhares; e uma ação de alinhamento entre diagnóstico, metas e planos de ação, intitulada Diálogos de Gestão que consiste em reuniões da Secretaria de Educação com as equipes das Emefs.