Mais de 80 idosos são abordados durante ação contra golpes em Linhares

Mais de 80 idosos foram abordados durante uma ação educativa com foco na prevenção contra golpes na manhã desta terça-feira (27), no Centro da cidade. A ação esteve concentrada em vários pontos estratégicos como agências bancárias, casas lotéricas e nos principais corredores viários de grande fluxo de pessoas. A iniciativa foi promovida pela equipe do projeto Vivenciarte da Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Assistência Social.

A ação esteve concentrada em vários pontos estratégicos como agências bancárias, casas lotéricas e nos principais corredores viários de grande fluxo de pessoas.


Dos 85 idosos abordados, oito (8) deles afirmaram ter caído em golpes como o ‘falso sequestro’, ‘falso empréstimo pessoal’ e ‘ajuda na boca do caixa’. As vítimas foram orientadas a se dirigirem a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Criança e Idoso de Linhares para registrarem um Boletim de Ocorrência.


Durante a ação, os idosos foram orientados e receberam panfletos com dicas importantes sobre a prevenção contra os golpes e quais as principais abordagens utilizadas pelos golpistas.


“Nosso objetivo com a ação foi alertar os idosos quais os principais caminhos adotados pelos golpistas que os levam a fazê-los de vítimas para que eles não caiam mais em golpes presenciais ou virtuais, principalmente nesta época do ano. Vamos continuar desenvolvendo ações preventivas para que esses tipo de crimes não voltem a acontecer com frequência na cidade contra a pessoa idosa”, disse o coordenador do projeto Vivenciarte, Samuel Roni.


Denúncias


As vítimas podem denunciar os crimes através do Disque 100 e dos números 27 3372 2129 (Procon de Linhares) e 27 3373-6414 (Projeto Vivenciarte).