Prefeitura realiza último mutirão do ano para vacinar contra Covid-19

A vacina estará disponível para todas as idades de 8 da manhã ao meio dia na Unidade Sanitária do Bairro Colina, antigo Hospital Talma


A Secretaria Municipal de Saúde de Linhares realiza, neste sábado (17), a última campanha do ano contra a Covid-19. A vacinação acontece na Unidade Sanitária de Linhares (USL), no Bairro Colina, antigo Hospital Talma, de 8 da manhã ao meio dia.


De acordo com a Vigilância Epidemiológica do município, a vacina estará disponível para todas as faixas etárias. Logo, podem ser vacinadas desde crianças de seis meses de idade até as pessoas que estão com doses em atraso. Estará disponível, inclusive, a vacina CoronaVac para crianças na faixa etária de 3 a 5 anos.


O município de Linhares vacinou, até agora, 3.849 crianças de seis meses a dois anos de idade contra a Covid-19. O município tem 7.713 crianças cadastradas e uma meta de cobertura de 3.079 pequenos. O percentual de vacinadas aplicadas nesta faixa etária é de 22% com a primeira dose.


As duas doses iniciais devem ser administradas com quatro semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose administrada com oito semanas após a segunda dose.


População adulta


Quanto ao público adulto, o último levantamento do mapa de vacinação Vacina e Confia do Estado mostra que pelo menos 50 mil 918 pessoas não tomaram a primeira dose de reforço (D3) da vacina contra a Covid-19. O número é alto também em relação à segunda dose de reforço (D4): 32 mil e 378 vacinados nas doses anteriores excederam o prazo para receber a outra dose de reforço.


A campanha deste sábado (17) é uma ótima oportunidade para colocar a caderneta de vacinação em dia. O cuidado é importante por conta do aumento de diagnósticos de casos de covid-19 em Linhares nos últimos dias e a identificação da subvariante BQ.1 da ômicron no Estado.


O secretário municipal de Saúde de Linhares, Saulo Meirelles, destaca a importância das vacinas atuais e das campanhas de vacinação contra a Covid-19, incluindo as doses de reforço. “É importante evitar o relaxamento no cuidado com a proteção. O ato de se vacinar é importante para proteger a pessoa e todos os que estão em sua convivência”, reforça.


O secretário lembra que as vacinas atuais contra covid-19 devem seguir protegendo contra a doença e suas formas mais graves provocadas pela infecção por essas novas variantes.