Escola do Santa Cruz desperta interesse de estudantes para o mundo dos negócios e empreendedorismo

A Emef Zeferino Batista Fiorot, no bairro Santa Cruz, abraçou o Programa Jovens Empreendedores Primeiro Passos (JEPP), uma iniciativa do Sebrae, para incentivar nos estudantes dos 6º e 7º anos do turno matutino, o espírito empreendedor e a orientação para os negócios nas novas gerações. O trabalho resultou na criação de duas empresas fictícias, a “Eco Sexto” e o “Zefão Artesanatos”, para comercialização dos produtos confeccionados com materiais recicláveis durante uma feira organizada pela escola.

Foram produzidos puxa-saco, vasinhos de plantas de garrafa, porta ovos, bandejas com papelão e sisal, vasinhos de suculentas e porta-retratos com palitos de picolé, marca páginas, cadernos e sabão ecológico. O dinheiro arrecadado será destinado a uma confraternização de fim ano dos alunos do envolvidos no projeto.

A diretora da unidade de ensino, Maria Aparecida Santos da Silva, informou que a base dos produtos fabricados são materiais que geralmente vão parar no lixo.

“Essa é a primeira feira de jovens empreendedores. A Emef Zeferino Batista Fiorot vem cumprindo seu papel de educar para a cidadania, contemplando o aluno como ser integral, participativo e comprometido consigo e com a sociedade”, disse a diretora.

Durante 45 dias, os professores da disciplina de Matemática, Bruna Bagatoll e Jader Schmidt, desenvolveram as atividades com os alunos, protagonistas das ações, que conheceram e se familiarizaram com a temática e participaram de palestra e aulas instrutivas.