Aniversário da Unidade de Conservação da Flona de Goytacazes será comemorado com diversas atividades neste domingo (27)

Os 20 anos de criação da Unidade de Conservação (UC) da Flona de Goytacazes serão comemorados com diversas atividades ecológicas e recreativas neste domingo, dia 27 de novembro, a partir das 9 horas. Além de ser um momento de lazer e diversão na maior floresta urbana do Espírito Santo, a iniciativa também tem o objetivo de mostrar para a sociedade sobre a importância das (UCs) para proteção da biodiversidade. 

Na Flona, os participantes contarão com várias atividades como piquenique, trilha ecológica, contação de história, pintura no rosto e exposição de animais silvestres. Já para a criançada haverá distribuição de pipoca e picolé, além de pula-pula.  

Quem quiser participar basta comparecer na unidade conservadora da Flona que fica localizada às margens da BR 101, logo após o posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A recomendação para quem for participar das comemorações é trajar roupas leves e calçados fechados, além de levar filtro solar, boné e repelentes.

“Será um momento muito importante para celebrarmos os 20 anos de criação da unidade conservadora da maior floresta urbana do estado. É uma grande oportunidade que teremos para reunir as famílias na flona e mostrar para os participantes que o local conta com uma grande fauna e que ainda abriga animais em risco de extinção como a onça jaguatirica, preguiça de coleira, dentre outros”, comentou o analista ambiental da Flona de Goytacazes, Leony Wand Del Rey de Oliveira.

A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente. “Iniciativas como essas além de proporcionar momentos de recreação e integração entre os linharenses num local fantástico como este que é a flona, também serve para alertá-los sobre a importância de preservar as unidades de conservação que são fundamentais para proteger a biodiversidade”, reforçou a secretária da pasta, Flávia Barbosa Rodrigues.

Flona de Goytacazes

A Flona de Goytacazes é uma reserva cheia de belezas naturais. O lugar, considerado um paraíso, encanta qualquer visitante que passar por lá. São diversas espécies de plantas e animais da Mata Atlântica, em geral, e grande parte ameaçada de extinção, como a preguiça de coleira, o macaco bugio, veado mateiro, papagaios e muitas outras aves.