Servidores da Rede de Atendimento da Prefeitura participam de capacitação para atendimento às vítimas de escravidão

Na manhã desta terça-feira (22), servidores da Rede de Atendimento da secretaria de Assistência Social, da Prefeitura de Linhares, participaram de uma capacitação sobre a “Rede de Atendimento às Vítimas da Escravidão Contemporânea”, promovida pelo Ministério Público do Trabalho. O momento aconteceu no auditório do Sicoob Leste Capixaba, no bairro Conceição, e também reuniu servidores de demais órgãos responsáveis pela fiscalização das condições de trabalho.

O momento aconteceu no auditório do Sicoob Leste Capixaba, no bairro Conceição, e também reuniu servidores de demais órgãos responsáveis pela fiscalização das condições de trabalho. Fotos: Kevyn Fracalossi.

A capacitação foi ministrada pela Procuradora do Trabalho, Keley Kristiane Vago Cristo. Na oportunidade, os participantes receberam instruções sobre procedimentos investigatórios que versem a respeito de denúncias de redução de trabalhadores a condições análogas à de escravo, bem como sobre medidas judiciais que podem ser adotadas para o enfrentamento desse ilícito e reparação das vítimas e da sociedade.

De acordo com a Procuradora, o Projeto Estratégico Capacitação da Rede de Atendimento às Vítimas de Escravidão Contemporânea, constituído pela Coordenadoria Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (CONAETE) do Ministério Público do Trabalho busca sensibilizar, mobilizar e conscientizar os profissionais que compõem a Rede sobre os aspectos que envolvem prevenção, resgate e pós-resgate dos trabalhadores.

“É importante compreender o conceito de escravidão contemporânea, desenvolver políticas de redução de vulnerabilidades socioeconômicas, entender as atribuições dos órgãos e conhecer os canais de denúncias disponíveis, pois apenas com uma rede de atendimento capacitada é possível romper os ciclos de opressão e oportunizar uma real inserção desses trabalhadores na sociedade e em ambientes dignos de trabalho”, reforçou a Procuradora do Trabalho, Keley Kristiane Vago Cristo.

Keley Kristiane Vago Cristo – Procuradora do Trabalho.

A secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovaneli Amorim, destaca que a capacitação foi muito importante para a qualificação da rede, bem como, para a identificação de situações de trabalho relacionado à escravidão contemporânea. “É uma satisfação imensa sediar a capacitação do Ministério Público do Trabalho, tendo em vista que o Município tem atraído muitas empresas, e ampliar o olhar sobre a garantia de proteção no trabalho é fundamental para o fortalecimento dos direitos humanos”, afirmou a secretária.