Notícias

Saúde disponibiliza vacina meningocócica ACWY para população de 10 a 29 anos em Linhares

A vacina protege a população contra a doença e estará disponível num mutirão que será realizada neste sábado, dia 19, das 8 às 12 horas, na Unidade Sanitária do bairro Colina

Como medida de enfrentamento à doença e o fortalecimento da cobertura da vacina meningocócica C, a secretaria municipal de Saúde (Semus), por meio Vigilância Epidemiológica, vai disponibilizar 450 doses da vacina contra meningite para a população  entre 10 e 29 anos.

O mutirão para aplicação da vacina acontecerá neste sábado, dia 19, das 8 às 12 horas, na Unidade Sanitária de Linhares (USL), no bairro Colina, onde funcionava o antigo Hospital Talma. O atendimento será por ordem de chegada, sem a necessidade de agendamento prévio.

Neste ano de 2022, o estado do Espírito Santo registrou 17 casos da doença, com seis óbitos confirmados.

“É uma ação especial que estamos realizando com as 450 doses disponíveis. Os pais que, por algum motivo, ainda não levaram seus filhos para receber a dose no período indicado poderão fazer isso neste sábado, além dos adultos. A medida tem por objetivo a proteção dessa população”, explicou a diretora da Vigilância Epidemiológica, Jackelene Ramos.

Para vacinar, as crianças e adolescentes precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis e sejam apresentados a caderneta de vacinação e um documento de identificação. Os adultos também devem apresentar o cartão de vacina e documento.

Ação vai ao encontro das medidas definidas pelo Ministério da Saúde no combate à doença, em virtude às baixas coberturas vacinais nos últimos anos – agravada pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), evitando, assim, a ocorrência de surtos da doença, hospitalizações, sequelas e óbitos. 

Doença pode ser fatal

A diretora da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Linhares, Jackelene Ramos, alerta que a meningite pode causar sequelas e ser fatal. “Se o paciente não for tratado em tempo, além de sequelas, pode até morrer”, afirma a enfermeira. Entre os adultos, a taxa de mortalidade pode ser de 10% se houver demora no tratamento. “Na criança, pode afetar o desenvolvimento cognitivo, motor, desenvolvendo até síndrome epiléptica.

Meningite é o nome dado às infecções nas meninges, membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. A vacina Meningocócica C protege especificamente contra o sorogrupo C  da bactéria Neisseria meningitidis, também conhecida como meningococo. Uma pessoa contaminada pode transmitir por gotículas e secreções. Os principais sintomas são febre, rigidez na nuca, dor de cabeça intensa, vômitos e, em alguns casos, alterações neurológicas.