Prefeitura realiza curso de atendimento humanizado para profissionais de acolhimento na saúde em Linhares

O treinamento é uma parceria com a Faceli e a Câmara de Vereadores da cidade

O curso é voltado para os profissionais que atuam na rede de atendimento da secretaria municipal de Saúde. Fotos: Secom/Kevin Fracalossi.

Começou nesta quarta (09), e vai até o próximo dia 7 de dezembro, na Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli), o treinamento para a segunda turma do Curso “Práticas de Atendimento e Acolhimento aos Profissionais de Saúde de Linhares”. Participam os servidores do setor de acolhimento da Secretaria de Saúde. O treinamento, dado às quartas-feiras, sempre das 13h30 às 17 horas, acontece por meio de uma parceria entre a Prefeitura, a Faculdade de Ensino Superior de Linhares (Faceli) e a Câmara de Vereadores.

Dentro do conteúdo programático, diversos temas serão abordados, entre eles: “Reflexão: quem é o novo cliente – a era do cliente e a razão do cliente”; “Empregabilidade e marketing pessoal: autoconhecimento e marca pessoal, valorize-se e cuide de sua carreira”; e “Empatia, colocando-se no lugar do cliente”.

A diretora da Atenção Primária à Saúde de Linhares (APS), Isabel dos Santos Oliveira, disse que o curso em acolhimento aplicado aos atendentes da saúde é muito relevante porque é o atendimento ao cidadão, à saúde da população. “Entender e realizar o acolhimento humanizado é se aproximar, olhar, ouvir e, acima de tudo, entender as necessidades do paciente, não só em saúde mas em um contexto geral, o que por ventura, pode estar desencadeando sua doença”, pontuou.

Como o foco do treinamento é o atendimento humanizado à população, nele estão sendo trabalhadas as questões emocionais e de comunicação, entre outros pontos. “Não tem como tratar com pessoas sem lidar com o emocional e as relações de comunicação. É o primeiro contato do paciente com o setor de saúde e deve ser bem afinado”, disse o secretário de Saúde de Linhares, Saulo Rodrigues Meirelles.

O curso é dado em cinco módulos. Além do que foi aplicado nesta quarta (09), mais quatro abordagens serão feitas nos próximos dias 16, 23 e 30 de novembro, e 7 de dezembro. As aulas são ministradas pelo mestre em educação Danilo Marcos Faria Mota, professor da Faceli.