Equipe do Meio Ambiente identifica vestígios de óleo em Regência

Com o auxílio de moradores locais e órgãos oficiais, a equipe da secretaria municipal de Meio Ambiente, identificou na manhã desta quarta-feira (9), vestígios de óleo cru na Vila de Regência, no litoral de Linhares. A orientação é que os banhistas não toquem nas manchas de óleo e acionem o 153.

De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Flávia Barbosa Rodrigues, as equipes de limpeza da Prefeitura irão iniciar o recolhimento do material no balneário na manhã desta quinta-feira (10).

“Nossas equipes estão empenhadas e mobilizadas para ações de enfrentamento à chegada destes vestígios em nosso litoral. São várias frentes de trabalho criadas para mitigar quaisquer impactos que a chegada desses resíduos oleosos nas praias de Pontal, Povoação e Regência”, reforçou a secretária.

Em outubro a equipe também identificou vestígios de óleo cru no balneário de Pontal do Ipiranga, após terem recebido o alerta da chegada de vestígios de óleo identificados nas praias do litoral norte do Estado, como Guriri e Conceição da Barra.

Segundo nota técnica conjunta do Ministério da Ciência e Tecnologia, Marinha, Ibama e universidades, após análises químicas constatou-se que os resíduos oleosos caracteriza-se como um evento sem relação com o derramamento de óleo ocorrido em 2019.

Colaboração

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pede à população que colabore, caso encontre vestígio de óleo nas praias do município. O cidadão pode acionar o Comitê de Crise através do telefone 153, da Guarda Civil Municipal ou nos telefones (27) 3372-2067/98132-1130, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Lembrando que é imprescindível que não haja contato direto com o material.