Prefeitura intensifica ações de combate à exploração do trabalho infantil no período de Finados em Linhares

Com o objetivo de sensibilizar e chamar a atenção quanto a importância de combater a violação dos direitos da criança e do adolescente neste período de Finados, a Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Assistência Social (Semas), intensifica as ações de conscientização da campanha de combate à exploração do trabalho infantil no munícipio. É que nesta segunda (31) e terça-feira (1º/11), as equipes do Programa de Enfrentamento ao Trabalho Infantil (PETI) e do serviço de Abordagem Social da Semas distribuem panfletos informativos em diversas floriculturas do Centro da cidade.

Conforme a programação, nesta quarta-feira, dia 2 de novembro, quando é celebrado o Dia de Finados, a ação será realizada nas dependências do Cemitério São José, no bairro Interlagos. Na oportunidade, às 8 horas, os servidores envolvidos na campanha irão participar de uma missa.

Além da entrega dos panfletos, assistentes sociais e psicólogos também atuam na orientação quanto ao risco e consequências de expor a criança ao trabalho precoce.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Luciana Mantovanelli Amorim, em 2021 foram registrados 10 denúncias de casos de trabalho infantil em Linhares, e de janeiro a outubro deste ano, outros 14 casos, ou seja, quatro mais com relação ao ano passado.

“Este é um trabalho que vem sendo realizado diariamente pela nossa equipe, porém em períodos comemorativos é preciso intensificar as ações. Nosso objetivo principal com a iniciativa é orientar e combater a exploração do trabalho infantil, que tem um aumento significativo nos feriados e datas comemorativas”, explicou a secretária.

Como denunciar

Em Linhares, a população pode denunciar os casos trabalho infantil anonimamente, no Disque 100, pelo telefone 3372-2099 da Secretaria de Assistência Social ou pelos Conselhos Tutelares de Linhares nos telefones: 3264-3277, 3264-3154, ou ainda nos celulares 99857-7964/99857-7562, que funcionam 24 horas.