Linhares investe em novos talentos no handebol com projeto social nos bairros Conceição e Juparanã

Cerca de 30 estudantes participam do projeto desenvolvido pela secretaria municipal de Esporte e Lazer no ginásio Leandro Arpini, no bairro Conceição

O projeto Talentos do Esporte é desenvolvido em bairros e no interior de Linhares pela secretaria municipal de Esporte e Lazer. Fotos: Secom/Felipe Reis.

Linhares tem como tradição ser celeiro de talentos de atletas de handebol. Por muitos anos, o esporte teve uma grande representatividade nas principais competições do Estado e o legado dessa história tem tudo para ter continuação. Isso porque uma nova turma de handebol está sendo formada através do projeto Talentos do Esporte, da Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Esporte e Lazer.

O projeto acontece no Ginásio Poliesportivo ‘Leandro Arpini’, no bairro Conceição, e tem cerca de 30 participantes, que são estudantes devidamente matriculados nas escolas públicas municipais. As aulas acontecem no contraturno escolar às terças e quintas-feiras, e são ministradas pela profissional de Educação Física do Município, Bruna Bonisenha Foreque.

“Durante as aulas, os alunos são estimulados a todo o momento. Estou sempre avaliando e explorando a força física de cada criança. Inicialmente, trabalho de forma lúdica, para um melhor entendimento dos alunos. Depois vou abordando, de forma gradativa, a parte específica de cada movimento do handebol”, afirmou Bruna.

O handebol é um esporte que exige muita agilidade e gera um melhor condicionamento físico. Por ser um esporte coletivo, também faz com que os praticantes desenvolvam um melhor convívio social. Na educação infantil, auxilia na coordenação motora e na agilidade do pensamento. 

“Os benefícios do esporte são inúmeros para as crianças, como estímulo do raciocínio rápido, melhoria na coordenação motora e no senso espacial, além do entendimento da importância da coletividade, o famoso trabalho em equipe”, disse a professora.


Segundo o secretário municipal de Esporte e Lazer, Fabrício Lopes, o objetivo é viabilizar o acesso gratuito ao esporte, oportunizando a efetiva inclusão social e a formação de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social na prática esportiva.

O prefeito Bruno Marianelli, que já foi atleta da modalidade, explica que Linhares tem no esporte uma importante ferramenta de transformação social, formação de jovens e promoção da qualidade de vida. “Os projetos sociais são parte importante da nossa estratégia de fomento ao esporte e das práticas esportivas em Linhares. O esporte envolve disciplina, exige reponsabilidade, trabalho em equipe. Atributos importantes para o desenvolvimento dos jovens e para trazer foco à rotina. Tudo isso reflete no rendimento do aluno em sala de aula e no seu relacionamento com a família”, destaca.

Para participar do projeto, os interessados devem comparecer ao ginásio, acompanhados dos pais ou responsáveis, nos dias das aulas para as devidas orientações da professora Bruna Foreque.