Outubro Rosa: servidores da Unidade de Saúde do Três recebem orientações sobre combate ao câncer de mama

O encontro aconteceu no auditório do Hospital Linhares Medical Center (LMC), numa parceria entre o hospital e a Unidade de Saúde

Na palestra, eles explicaram que o câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo mundo. Fotos: Secom/Felipe Reis.

Combate ao câncer de mama. Foi com esse intuito que uma parceria entre a Unidade Básica de Saúde Márcia Maria da Silva Colto, no bairro Três Barras, e o Hospital Linhares Medical Center (LMC) levou informações e orientações aos servidores da UBS para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer, em alusão à campanha Outubro Rosa.


Além das instruções repassadas aos servidores, foi realizada uma palestra com o tema “Prevenção e Detecção do Câncer”, no auditório do hospital ministrada pela enfermeira oncológica Camilla Pestana de Alvarenga. O médico do LMC, Dário Santuci, a psicóloga Jamily Pratissoli Lorenzoni Cesconeto, o médico da UBS, Murilo Dadalto, e o enfermeiro da Unidade de Saúde, Aquiles Gomes, também participaram da manhã de capacitação dos servidores.


Na palestra, eles explicaram que o câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo mundo. No Brasil, de acordo com o INCA, estima-se que, a cada 100 mil mulheres, 66.580 casos novos da doença serão identificados entre 2020 a 2022. A doença acomete mulheres principalmente com idades entre 50 a 65 anos e em 95% dos casos diagnosticados precocemente, são curados. Por isso, a busca pela prevenção!

“O caroço na mama é um dos motivos que levam as pacientes a visitarem as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e necessitam serem examinadas. Portanto, é importante ficar atento aos sinais e sintomas como: caroço na axila, pele da mama avermelhada, dor na mama ou no mamilo, secreção no mamilo, inchaço em parte da mama. Qualquer alteração deve ser avaliada pelo um profissional médico e/ou enfermeiro”, explica a enfermeira oncológica Camilla Pestana de Alvarenga.

Especialistas alertam para a boa resposta ao tratamento, quando a paciente detecta no início. Assim, a Sociedade Brasileira de Mastologia recomenda que todas as mulheres a partir de 40 anos, realizem a mamografia de rastreamento anualmente. Mesmo que a mulher não apresente nenhum dos sinais e sintomas já citados.

Camilla reforça que a detecção precoce aumenta muito as chances de tratamento e cura. “A ideia é promover orientações sobre o câncer de mama, a fim de detectar precocemente a doença e fomentar a adoção de hábitos saudáveis e exames de rastreamento para o cuidado da saúde das mulheres”, explica.

A prática de exercícios físicos, ao menos 03 a 04 vezes por semana, de 30 a 40 minutos reduz a chance de desenvolvimento do câncer de mama, pois promovem o equilíbrio hormonal, reduz a obesidade e o controle de peso.


Fique por dentro de alguns dos sintomas do câncer de mama:


• Nódulo (caroço) fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em 90% dos casos;


• Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;


• Alterações no mamilo;


• Pequenos nódulos nas axilas;


• Saída de líquido anormal das mamas.