Mais de 8 mil caixas secas são construídas pela Secretaria de Agricultura de Linhares

Mais de 8,3 mil caixas secas, aqueles reservatórios escavados às margens das estradas rurais para reter água da chuva, foram construídas em Linhares pela equipe da Secretaria Municipal de Agricultura de Linhares. Neste momento, os maquinários se encontram abrindo novas caixas nas regiões de Santa Rosa, São Sebastião de Terra Alta e São Rafael.

O diretor de Agricultura e Aquicultura, Rafael Breda Buffon, informou que juntas, as 8,3 mil caixas têm capacidade infiltração de 310 milhões de litros de água, considerando cinco episódios de chuva por ano.

“Além da conservação das estradas e carreadores, a abertura das caixas secas apresenta uma série de benefícios a exemplo da retenção de sedimentos sólidos, evitando o assoreamento dos mananciais, o aumento da vazão de água nas nascentes e a obtenção das ofertas hídricas que surgem e a sua preservação nas propriedades”, relatou o diretor.

As 8,3 mil unidades estão concentradas em regiões que compreendem os distritos do Farias, São Rafael, abrangendo as comunidades de São Judas, Santa Rosa, Dr. Jones, Terra Alta, Pedrolândia, Córrego do Meio, além do distrito de Desengano.

Miguel Luiz Rosa, produtor de São Sebastião de Terra Alta, aguarda a chegada dos maquinários na sua propriedade e que, em breve, será atendido pelo serviço.

“A construção de caixas secas é uma técnica muito boa e que vejo que vem contribuindo com o melhoramento das nascentes e conservado as estradas. Na minha propriedade serão construídas umas 20 unidades”, comentou o produtor.

Os maquinários estão disponíveis para abertura de caixas conforme a necessidade do produtor. A ação faz parte do Programa de Conservação de Água e Solo do Plano Municipal Agropecuário – o Plano Agro, que também consiste na limpeza das caixas quando elas estão cheias de terra, seguindo o cronograma de atividades da Secretaria Municipal de Agricultura de Linhares.