Gotas que salvam: vacina da pólio continua disponível em todas as unidades de saúde de Linhares

O Município possui 31 salas de vacinação nos bairros e no interior e os pais ou responsáveis devem se informar sobre a rotina de imunização de cada uma delas

A vacina contra a pólio está disponível em todas as 31 salas de vacinação dos bairros e do interior, dependendo do horário de rotina de cada uma delas. Fotos: Secom/Kevin Fracalossi.

As mamães e os papais precisam ficar atentos na atualização da caderneta de vacinação contra a poliomielite dos seus filhos em Linhares. Isso porque o Município alcançou apenas 47% do público-alvo vacinável e está bem longe de atingir a meta preconizada pelo Ministério da Saúde que é de 90%.

E não há desculpas para as crianças, de 1 a 4 anos, não tomarem as gotinhas que previnem contra a pólio. Linhares está com a vacina disponível em todas as 31 salas de vacinação dos bairros e do interior, das 8 às 16 horas, e os pais ou responsáveis devem ficar atentos à rotina de imunização de cada uma delas.

Além disso, a secretaria municipal de Saúde já realizou mutirões, Dia D na Praça e mantém a Unidade Sanitária de Linhares (USL) do bairro Colina aberta aos sábados, das 8 às 12 horas, para facilitar a vida das mamães e dos papais que trabalham durante a semana.

É necessário levar a carteirinha de vacinação da criança, que, obrigatoriamente, precisa estar acompanhada dos pais ou responsáveis. Linhares possui 11.256 crianças aptas para receber a gotinha, e imunizou até o momento 5.347, que representa 47% deste público, de acordo com as informações do painel Vacina e Confia, do Governo do Espírito Santo.

Deste total, 1.341 crianças têm um ano de idade; 1.429 te dois anos de idade; 1.410 possuem três anos de idade, e 1.169, têm 4 anos de idade.

A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por via fecal-oral. A doença pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Vale lembrar que não existe tratamento para a poliomielite e a prevenção é feita por meio da vacina, que é extremamente segura e não há contraindicações.