Passarela têm iluminação especial durante o Outubro Rosa

A iluminação será mantida durante todo o mês de outubro para alertar sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. Fotos: Secom/Felipe Reis.

A partir desta quarta-feira (5), a passarela que liga o bairro São José ao bairro Palmital ganhou uma iluminação especial para marcar o movimento Outubro Rosa, alertando toda a sociedade sobre a necessidade do diagnóstico precoce do câncer de mama.

“Neste mês de outubro, estamos em sintonia com todo o mundo e buscamos alertar todas as linharenses sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. Toda vez que um morador de Linhares ou uma pessoa de qualquer cidade passar passarela, ela poderá parar e pensar na importância de se cuidar sempre”, destacou o prefeito de Linhares Bruno Marianelli.

Unidades de saúde

Com uma programação variada, que inclui rodas de conversa, atividades físicas e oferta de exames como mamografia e preventivos, as unidades de saúde de Linhares estão preparadas para receber as mulheres ao longo de todo o mês de outubro, inclusive com atendimentos à noite e aos sábados em algumas unidades.

Nesse período, a agenda das unidades para consultas e coleta de exames está programada para priorizar mulheres de 25 a 64 anos de idade. Porém, serão ofertados outros serviços para mulheres, como testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis e orientações.

Sensibilização

O uso da cor para chamar a atenção das mulheres para a importância da prevenção começou em 1990, quando laços da cor rosa foram distribuídos aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Em 1997, entidades voltadas para a saúde da mulher de outras cidades americanas começaram a promover ações para conscientizar a sociedade da importância do diagnóstico da doença, escolhendo o mês de outubro para centralizar as atividades. O sucesso da estratégia ganhou o mundo e deu origem ao Outubro Rosa.