Outubro Rosa: Linhares amplia oferta de mamografias gratuitas neste mês

Durante todo o mês do Outubro Rosa serão realizados coleta de exames, solicitação de mamografias e serviços de saúde nas unidades básicas.

Indicado para o rastreamento do câncer de mama, o exame de mamografia terá sua oferta ampliada em 1 mil exames na rede municipal de saúde de Linhares durante o Outubro Rosa, mês dedicado a chamar a atenção das mulheres sobre a importância da prevenção da doença. De janeiro até o mês de setembro, a Prefeitura realizou 2,7 mil exames de mamografias para pacientes referenciadas na rede municipal de saúde.

A secretaria municipal de Saúde contratou mais exames para atender o aumento da procura, que geralmente ocorre durante a campanha. No município, não há registro de fila de espera. Os exames são agendados dentro do mesmo mês em que foi solicitado.

De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, o exame é indicado para mulheres entre 50 e 69 anos. Para as mulheres consideradas de risco elevado (alto risco) para câncer de mama (aquelas com história familiar de câncer de mama em parentes de primeiro grau), recomenda-se o acompanhamento clínico individualizado.

As unidades da rede municipal de saúde ofertam, por meio de profissionais capacitados, orientações acerca do câncer de mama, além de realizar avaliação clínica das mamas e exame de mamografias.

Caso o resultado esteja alterado, a usuária é encaminhada pela central de regulação para serviços da rede de atenção hospitalar, que fica sob a gestão da Secretaria Estadual de Saúde para continuidade do cuidado.

Exames

Neste Outubro Rosa, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) oferece o total de xxxx mil exames de mamografia. O pedido é feito nas consultas nas unidades de saúde quando o médico detecta alguma alteração durante o exame físico.

“Como essa doença incide bastante na população feminina, a rede de atenção básica de saúde está preparada para ofertar esse serviço. Em Linhares, não há demanda reprimida para realizar esse exame e manter a saúde em dia”, comentou o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles.

Programação nas unidades

As unidades de saúde dos bairros e do interior prepararam uma programação especial para celebrar a campanha.

As ações são as mais diversas e envolvem desde oferta de consultas e exames a atividades físicas e de promoção da saúde e do bem-estar da mulher: preventivos, testes rápidos, aferição de pressão e glicemia, caminhadas, palestras, entre outras. 

Fatores de risco

Envelhecimento, fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher, história familiar de câncer de mama E alta densidade do tecido mamário (razão entre o tecido glandular e o tecido adiposo da mama) são os mais bem conhecidos fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama.

Além desses, consumo de álcool, excesso de peso e sedentarismo são considerados agentes potenciais para o desenvolvimento desse câncer.

“A prática de atividade física e a alimentação saudável com a manutenção do peso corporal estão associadas a uma diminuição de aproximadamente 30% do risco de desenvolver câncer de mama. A obesidade pós-menopausa também é considerada como fator de risco, entretanto esse risco diminui com a prática de atividade física regular”, explica Késsy Bonicenha Brunetti, diretora da casa Rosa de Linhares.