Linhares sedia IV Oficina Regional da Agricultura Familiar nesta quarta-feira (28)

Linhares sedia nesta quarta-feira (28) a IV Oficina Regional da Agricultura Familiar, realizada pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane) da Ufes, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE). A diretora Sandra De Carli Favalessa e a nutricionista Lorena Santos Teixeira, do setor de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, além do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e do engenheiro agrônomo da Secretaria de Agricultura, Matheus Amorim Caliman, participam do evento que segue até às 17 horas na Faculdade Pitágoras, e reúne, também, representantes dos João Neiva, Ibiraçu, Aracruz e Rio Bananal.

O foco principal da oficina é fazer o levantamento da demanda da alimentação escolar e da produção da agricultura familiar, e de povos e comunidades tradicionais, para a boa execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), dos cinco municípios selecionados.

Além disso, a oficina é realizada para favorecer a troca de vivências, encontro e diálogo entre os municípios, e entre atores pertinentes às duas pontas da cadeia de oferta e demanda dos produtos da agricultura familiar.

A nutricionista da Secretaria de Educação de Linhares, Lorena Santos Teixeira, pontuou que os municípios, muitas vezes, encontram dificuldades na execução das políticas públicas do PNAE, principalmente no que diz respeito à compra de produtos da agricultura familiar.

“Muitas vezes os agricultores não têm acesso a essas informações e acabam deixando de se beneficiar dessa política. É uma obrigação dos Municípios que 30% dos produtos da merenda escolar sejam adquiridos da agricultura familiar. Então, o Cecane, em parceria com o FNDE vem para capacitar os municípios para execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar”, explicou a nutricionista.

Participam da oficina nutricionistas, além de representantes das secretarias de Educação, equipes de Licitação e Compras, agricultores familiares, sindicatos rurais, Incaper e Secretaria de Agricultura dos municípios de Linhares, João Neiva, Ibiraçu, Aracruz e Rio Bananal.